5 Passos para você fazer seu planejamento pessoal

O dinheiro tornou-se algo essencial na vida de uma pessoa, ainda mais aquelas que buscam uma vida estável e confortável, no entanto, é possível notar a falta de controle, instabilidade a loucura que a falta de dinheiro pode levar uma pessoa, seu relacionamento e até mesmo a vida profissional.

Esse artigo tem como intuito te ajudar a lidar com o dinheiro e planejar suas finanças de maneira que sempre se sinta de bem com o seu dinheiro e toda a sua vida, veja como fazer o seu planejamento financeiro pessoal:

1 – Assuma que é preciso mudar

O primeiro passo para conseguir se planejar melhor é reconhecer que até o momento não houve nenhum planejamento ou se houve, o mesmo foi totalmente fracassado. Não é culpa sua, afinal muitas pessoas só aprendem a lidar com dinheiro depois dos seus 17 anos, num primeiro emprego e com bancos e lojas oferecendo mil e uma oportunidade de compra e cartões.

Se por um lado não é culpa sua não ter sido ensinado sobre como lidar com dinheiro, por outro é de sua inteira responsabilidade e interesse procurar maneira de poupar e gerar riquezas com o muito ou pouco que tem.

Depois de assumir que o cenário vivido precisa de mudanças, agora é hora de acreditar e correr atrás de mudanças que te ajudem a economizar e acumular riquezas.

objetivos-financeiros-otimizado-dinheiro

2 –  Entenda como o dinheiro funciona

  • Conseguir dinheiro: Quando você deseja comprar algo é simples não é mesmo? Basta fazer um empréstimo ou financiamento, até mesmo se desfazer de velhas quinquilharias que só servem para acumular poeira.
  • Ganhar Dinheiro: Você vende o seu tempo a uma empresa ou pessoa, dedica parte do seu tempo e esforço realizando um determinado trabalho e recebendo por isso todo final de mês ou duas vezes por mês.
  • Fazer Dinheiro: Além de ter um negócio próprio você “compra” o tempo de estas pessoas, pedindo que eles realizem um ou mais trabalhos pela sua empresa, essas pessoas que consequentemente devem gerar mais dinheiro do que o que você gasta com elas.
  • Investir dinheiro: você utiliza seu dinheiro para comprar o tempo de outros, esses que te gera mais dinheiro do que o que você gasta com os serviços prestados e todo o esforço e tempo gasto por todos geram os chamados lucros, que por sua vez são investidos ou colocados em uma poupança que gera mais lucros sem que você tenha trabalho algum.

3 – Eduque-se financeiramente

As dicas apresentadas são baseadas no artigo de Rafael Seabra, nesse tópico mencionando o quão é importante a busca por conhecimento. Tudo o que você precisa está a alguns cliques – na internet – ou em livros, documentários e até mesmo filmes.

A educação da qual falamos é seguir as dicas e adaptar a sua vida de acordo com aquilo que deu certo para outros, também criando seus métodos e adaptando os métodos de outros de acordo com o seu estilo de vida. Segue as recomendações de livros:

  • Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaky;
  • Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker;
  • Quem Pensa Enriquece, de Napoleon Hill.

 4 – Defina objetivos financeiros

Estabeleça quais os seus sonhos, o que precisa para realizá-los, quanto tempo e quanto dinheiro. Depois disso, é hora de colocar tudo isso em uma planilha, aplicativo ou caderno e começar a fazer contas de quanto pode gastar, quanto deve poupar e assim ir galgando rumo as suas metas.

A ideia aqui é incentivar a busca por sonhos, você pode dividi-los entre os mais fáceis, médios e difíceis e ir aos poucos os conquistando. Se o seu primeiro objetivo é chegar ao fim do próximo mês com dinheiro na conta então é hora de colocar no papel o que é preciso para isso, depois acabar com aquelas dívidas, juntar dinheiro para um carro e buscar o financiamento de uma casa. Ta ai uma ordem de dificuldade que pode ser seguida.

Faça dos seus objetivos uma motivação, busque o conhecimento necessário para atingi-los, sacrifique-se e então sorria aos resultados positivos que vão te ensinar a ser cada vez mais disciplinado com relação ao seu dinheiro.

5 – Aprenda a poupar

Gastar menos no que ganha, ta ai o grande segredo, muitos gastos do dia a dia são tidos como gastos fantasmas, exatamente como o nome sugere são os gastos picados que mais consomem o dinheiro, mas passam desapercebidos.

Talvez essa seja a parte mais difícil para quem procura uma reabilitação financeira ou estabilidade, aqui é a hora em que mesmo aquelas saídas – exageradas – são tiradas, nada de deixar de se divertir, mas mesmo a diversão deve vir com cautela e sabendo o que pode ou não ser gasto. Afinal, mais de R$ 300,00 em uma noite com os amigos durante todos os finais de semana vai causar o que no seu orçamento?

Ou mesmo aqueles lanchinhos, jantares pela praticidade de não chegar em casa e sujar a louça ou fazer comida, tudo isso influencia no seu orçamento e no ato de poupar. Aqui você se torna mais atento quanto as coisas supérfluas do dia-a-dia e o que realmente é essencial.

O seu aprendizado depende do seu grau de satisfação, para com a vida e o seu dinheiro, tendo uma noção do futuro que quer para você e sua família, assim como uma maneira de adiantar a realização de metas, ao compreender o que é um investimento e tornar-se alguém com plenas faculdades sobre a sua vida financeira é questão de meses até que uma grande ideia venha a ser a sua renda extra.

Fonte: Blog Quero ficar rico

Designer, chocólatra nata, devoradora de livros e apaixonada por tudo quanto é assunto voltado a marketing e desenvolvimento pessoal e profissional. Acredito numa nova geração feita por escolhas e mais, por pessoas cada vez mais proativas e cheias de vontade de vencer.

Faça seu comentário, tire sua dúvida e participe.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Como Ganhar Dinheiro Na Internet eBook
tony robbins
Transforme sua Vida Pessoal e Profissional com Tony Robbins, o Maior e Melhor Coach do Mundo
No Preview
Formula Negócio Online – Como Criar um Negócio Rentável na Internet
No Preview
3 Princípios Básicos Para Alcançar e Manter uma Renda Constante na Internet
Renda extra online
Vantagens Da Renda Direta, Mais Dicas
tony robbins
Transforme sua Vida Pessoal e Profissional com Tony Robbins, o Maior e Melhor Coach do Mundo
No Preview
Formula Negócio Online – Como Criar um Negócio Rentável na Internet
Redator freelancer
Redator Freelancer: Torne-se Um Profissional De Sucesso
Trabalho de casa
Vantagens De Trabalhar Em Casa
tony robbins
Transforme sua Vida Pessoal e Profissional com Tony Robbins, o Maior e Melhor Coach do Mundo
No Preview
Formula Negócio Online – Como Criar um Negócio Rentável na Internet
google-adsense
Anúncios Rentáveis: Dicas E Plugin
Vantagens de ter um blog
4 Vantagens De Ter Um Blog
tony robbins
Transforme sua Vida Pessoal e Profissional com Tony Robbins, o Maior e Melhor Coach do Mundo
wikipedia
Wikipedia Como Grande Aliada no Empreendedorismo Digital
Escolha da profissão
Aprenda Montar a Sua Poderosa Máquina de Vendas Online
No Preview
Ideias Para Ganhar MUITO Dinheiro em 2017
tony robbins
Transforme sua Vida Pessoal e Profissional com Tony Robbins, o Maior e Melhor Coach do Mundo
No Preview
R$14.159,10 de Lucro Vendendo Apenas 1 Produto: Veja Como
No Preview
Formula Negócio Online – Como Criar um Negócio Rentável na Internet
No Preview
Quer Trabalhar no Google? Descubra Como Agora!