5 Passos para você fazer seu planejamento pessoal

O dinheiro tornou-se algo essencial na vida de uma pessoa, ainda mais aquelas que buscam uma vida estável e confortável, no entanto, é possível notar a falta de controle, instabilidade a loucura que a falta de dinheiro pode levar uma pessoa, seu relacionamento e até mesmo a vida profissional.

Esse artigo tem como intuito te ajudar a lidar com o dinheiro e planejar suas finanças de maneira que sempre se sinta de bem com o seu dinheiro e toda a sua vida, veja como fazer o seu planejamento financeiro pessoal:

1 – Assuma que é preciso mudar

O primeiro passo para conseguir se planejar melhor é reconhecer que até o momento não houve nenhum planejamento ou se houve, o mesmo foi totalmente fracassado. Não é culpa sua, afinal muitas pessoas só aprendem a lidar com dinheiro depois dos seus 17 anos, num primeiro emprego e com bancos e lojas oferecendo mil e uma oportunidade de compra e cartões.

Se por um lado não é culpa sua não ter sido ensinado sobre como lidar com dinheiro, por outro é de sua inteira responsabilidade e interesse procurar maneira de poupar e gerar riquezas com o muito ou pouco que tem.

Depois de assumir que o cenário vivido precisa de mudanças, agora é hora de acreditar e correr atrás de mudanças que te ajudem a economizar e acumular riquezas.

objetivos-financeiros-otimizado-dinheiro

2 –  Entenda como o dinheiro funciona

  • Conseguir dinheiro: Quando você deseja comprar algo é simples não é mesmo? Basta fazer um empréstimo ou financiamento, até mesmo se desfazer de velhas quinquilharias que só servem para acumular poeira.
  • Ganhar Dinheiro: Você vende o seu tempo a uma empresa ou pessoa, dedica parte do seu tempo e esforço realizando um determinado trabalho e recebendo por isso todo final de mês ou duas vezes por mês.
  • Fazer Dinheiro: Além de ter um negócio próprio você “compra” o tempo de estas pessoas, pedindo que eles realizem um ou mais trabalhos pela sua empresa, essas pessoas que consequentemente devem gerar mais dinheiro do que o que você gasta com elas.
  • Investir dinheiro: você utiliza seu dinheiro para comprar o tempo de outros, esses que te gera mais dinheiro do que o que você gasta com os serviços prestados e todo o esforço e tempo gasto por todos geram os chamados lucros, que por sua vez são investidos ou colocados em uma poupança que gera mais lucros sem que você tenha trabalho algum.

3 – Eduque-se financeiramente

As dicas apresentadas são baseadas no artigo de Rafael Seabra, nesse tópico mencionando o quão é importante a busca por conhecimento. Tudo o que você precisa está a alguns cliques – na internet – ou em livros, documentários e até mesmo filmes.

A educação da qual falamos é seguir as dicas e adaptar a sua vida de acordo com aquilo que deu certo para outros, também criando seus métodos e adaptando os métodos de outros de acordo com o seu estilo de vida. Segue as recomendações de livros:

  • Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaky;
  • Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker;
  • Quem Pensa Enriquece, de Napoleon Hill.

 4 – Defina objetivos financeiros

Estabeleça quais os seus sonhos, o que precisa para realizá-los, quanto tempo e quanto dinheiro. Depois disso, é hora de colocar tudo isso em uma planilha, aplicativo ou caderno e começar a fazer contas de quanto pode gastar, quanto deve poupar e assim ir galgando rumo as suas metas.

A ideia aqui é incentivar a busca por sonhos, você pode dividi-los entre os mais fáceis, médios e difíceis e ir aos poucos os conquistando. Se o seu primeiro objetivo é chegar ao fim do próximo mês com dinheiro na conta então é hora de colocar no papel o que é preciso para isso, depois acabar com aquelas dívidas, juntar dinheiro para um carro e buscar o financiamento de uma casa. Ta ai uma ordem de dificuldade que pode ser seguida.

Faça dos seus objetivos uma motivação, busque o conhecimento necessário para atingi-los, sacrifique-se e então sorria aos resultados positivos que vão te ensinar a ser cada vez mais disciplinado com relação ao seu dinheiro.

5 – Aprenda a poupar

Gastar menos no que ganha, ta ai o grande segredo, muitos gastos do dia a dia são tidos como gastos fantasmas, exatamente como o nome sugere são os gastos picados que mais consomem o dinheiro, mas passam desapercebidos.

Talvez essa seja a parte mais difícil para quem procura uma reabilitação financeira ou estabilidade, aqui é a hora em que mesmo aquelas saídas – exageradas – são tiradas, nada de deixar de se divertir, mas mesmo a diversão deve vir com cautela e sabendo o que pode ou não ser gasto. Afinal, mais de R$ 300,00 em uma noite com os amigos durante todos os finais de semana vai causar o que no seu orçamento?

Ou mesmo aqueles lanchinhos, jantares pela praticidade de não chegar em casa e sujar a louça ou fazer comida, tudo isso influencia no seu orçamento e no ato de poupar. Aqui você se torna mais atento quanto as coisas supérfluas do dia-a-dia e o que realmente é essencial.

O seu aprendizado depende do seu grau de satisfação, para com a vida e o seu dinheiro, tendo uma noção do futuro que quer para você e sua família, assim como uma maneira de adiantar a realização de metas, ao compreender o que é um investimento e tornar-se alguém com plenas faculdades sobre a sua vida financeira é questão de meses até que uma grande ideia venha a ser a sua renda extra.

Fonte: Blog Quero ficar rico

Designer, chocólatra nata, devoradora de livros e apaixonada por tudo quanto é assunto voltado a marketing e desenvolvimento pessoal e profissional. Acredito numa nova geração feita por escolhas e mais, por pessoas cada vez mais proativas e cheias de vontade de vencer.

Faça seu comentário, tire sua dúvida e participe.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Como Ganhar Dinheiro Na Internet eBook
No Preview
3 Princípios Básicos Para Alcançar e Manter uma Renda Constante na Internet
Renda extra online
Vantagens Da Renda Direta, Mais Dicas
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
renda extra estudando
5 formas de ter uma renda extra como estudante
Redator freelancer
Redator Freelancer: Torne-se Um Profissional De Sucesso
Trabalho de casa
Vantagens De Trabalhar Em Casa
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
7 possibilidades de trabalhar em casa
7 possibilidades de trabalhar em casa
google-adsense
Anúncios Rentáveis: Dicas E Plugin
Vantagens de ter um blog
4 Vantagens De Ter Um Blog
como montar e ganhar dinheiro com blog
Como montar um blog e ganhar dinheiro
Dicas pra aumentar as visitas do seu blog
5 Dicas pra Aumentar as Visitas e Vendas do seu Blog! #A 4º é a Melhor
wikipedia
Wikipedia Como Grande Aliada no Empreendedorismo Digital
leadlovers
Gerencie Leads, Automatize seu Negócio Online e Aumente as Vendas
Escolha da profissão
Aprenda Montar a Sua Poderosa Máquina de Vendas Online
No Preview
Ideias Para Ganhar MUITO Dinheiro em 2017
No Preview
Quer Trabalhar no Google? Descubra Como Agora!
Como criar um ebook
Como Criar Um Ebook Em 5 Passos
No Preview
Livre-se das Dívidas e Realize seus Sonhos!
Escolha da profissão
Como Escolher Uma Profissão