7 erros que impedem um negócio de dar certo

Ter a vida garantida antes dos 30 anos e não ter que se preocupar com contas mínimas tem sido uma meta para a maioria das pessoas, essas mais conscientes de seus gastos, dívidas e com acesso facilitado a informações que ajudam a fazer investimentos certos.

O americano Grant Cardone atingiu esse objetivo e sempre dá dicas de como outras pessoas podem garantir o mesmo sucesso, no entanto, mudando um pouco o seu foco ele deu uma entrevista para o site “Entrepreneur” e deu dicas do que é imperdoável na hora de conquistar um saldo bancário com muitos zeros.

1 – Visando o conforto e não a liberdade

A liberdade deve ser alcançada para que se possa fazer o que quiser e não simplesmente em prol da aposentadoria, segundo Cardone o ato de empreender deve te tirar das correntes de venda de horário, vender o seu dia para no fim do mês ter um salário não é nada satisfatório quando comparado a empreender, obter resultados e consequentemente ganhar mais por algo que é seu.

erros comuns nos negócios2 – Diversificar é não se especializar

Se por um lado ter diversos negócios nos mais variados seguimentos impede a quebra de todos os setores ao mesmo tempo, por outro você é submetido a uma queda de especialização, não tendo 100% de conhecimento em todas as áreas, sem focar em qualidade e sim em quantidade. Segundo Cardone, apesar de ser um erro comum, pode ser o que define o seu sucesso como empreendedor, a conquista de um mercado depende de um todo e quanto mais completo o seu negócio for mais clientes vai conseguir.

3 – Depender de uma única fonte de renda

Pode parecer ir contra o item acima, mas não, aqui trata-se de uma fortificação de renda, ou seja, você com o lucro obtido investe em algo que de retorno a longo prazo, vale a locação de imóveis ou fundo de investimentos. O seu foco deve ser unicamente no seu ramo de negócio, no entanto o seu lucro pode vir a ser uma segunda fonte de renda sem atrapalhar na qualidade do seu negócio.

4 – Comparações

Não é sendo igual que você vai conseguir que avaliem melhor o desempenho da sua empresa, cada negócio tem seu diferencial, pode ser uma ideia, um produto ou a forma como é administrado.  Para Cardone a maior importância que se deve dar é pensando em si como único e o melhor naquilo que faz e se propõe a fazer.

5 – Seguir tendências

A tendência em si é vista como algo passageiro, são os famosos negócios do momento que hora estão no auge e depois despencam sem ter previsão de um retorno plausível de vendas e nem mesmo sabendo se volta.  Um caso citado pelo Cardone foi o dos CupCakes, vendidos como glamurosos e saborosos bolinhos que estouraram em vendas e depois caíram, vistos mais como objeto de desejo e muito caros comparados a outros produtos tão saborosos quanto.

A ideia é seguir numa linha mais lenta e ter um destino certo, sem viver entre altos e baixos ou em uma verdadeira montanha russa de vendas e procura no mercado.

6 – Confiar em pessoas puramente simpáticas

A confiança quando vista como base para o desenvolvimento de um negócio deve ser puramente profissional, esse viés sentimental é deixado para segundo plano, pois tudo o que vier para o seu negócio deve somar positivamente, sendo assim de nada vale simpatia se a pessoa não tiver conteúdo. Cardone assume que chegou a cometer esse erro, acreditando em pessoas que eram simpáticas, mas que não apresentavam coisas a acrescentar em sua vida e negócio.

7 – Nada de poupança

Cardone afirma que a poupança é um investimento incerto e sem muito rendimento, é o tipo de dinheiro que guardamos e podemos resgatar a todo momento, assim as necessidades vem, cria-se emergências para o uso de tal dinheiro e não se consegue lucro algum. A dica do colunista é que faça o seu investimento de maneira que esse não possa ser resgatado.

O essencial é ter controle

Ter uma vida boa e garantida antes dos 30 trata-se de controle, estudos e não se limitar, é muito mais fácil vender o seu tempo a uma empresa e ser pago no fim do mês, mas vale ainda mais o seu esforço de sentir e agarrar a oportunidade de empreender, conhecer o consumidor, satisfazer necessidades, lucrar e olhar o mercado com outros olhos. Um estudo constante, investimento infinito e retorno baseado no seu esforço para com os negócios.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Designer, chocólatra nata, devoradora de livros e apaixonada por tudo quanto é assunto voltado a marketing e desenvolvimento pessoal e profissional. Acredito numa nova geração feita por escolhas e mais, por pessoas cada vez mais proativas e cheias de vontade de vencer.

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