7 pecados do empreendedor iniciante

empreendedorismo se tornou um sonho, principalmente para essa nova geração que ainda na faculdade se sente capacitada de inovar e construir uma empresa. O amadurecimento e o processo pelo qual uma ideia deve passar não pode ser pulada, por isso se esta pensando em investir numa ideia considere os 7 pecados dos empreendedores iniciantes:

1 – Não ter uma reserva de dinheiro

Uma reserva de dinheiro é fundamental para o começo de qualquer empresa, isso porque todo negócio de primeiro ou pode te ajudar a pagar o que investiu, se não te deixar no vermelho. É comum, no início tudo é aprendizado, dedicação e foco no consumidor.

Não precisa ser um valor exagerado, mas deve contemplar ao menos o valor das contas que devem ser pagas mensalmente.

2 – Economizar nos salários

Seus colaboradores e ou funcionários são a chave para o negócio, é eles quem vão tratar diretamente dos seus clientes, zelar pelo nome da sua empresa e divulgar sua marca. Além disso, salários mais baixos podem espantar bons funcionários, esses com aptidão, experiência e muita vontade de crescer, mas que assim como você nesse primeiro contato com o empreendedorismo procuram uma maneira de lucrar com tudo o que investiram, o tempo de estudo, faculdade, cursos e outros.

3 – Marketing demais e atendimento de menos

Empreender é traçar metas, cumprir e fazer com que outros acreditem tanto ou mais que você na sua empresa e serviços prestados, é preciso então não só investir em comunicação em massa, mídias sócias e campanhas como no atendimento ao cliente.  Sua empresa depende de quem compra e esse que também vende a sua ideia para um nicho ao qual já pertence, você tem que convencer, criar um vínculo e continuar tratando de um determinado cliente do começo até o fim da vida da sua empresa.

Aqui é ressaltada a importância de saber o quanto investir em cada setor de uma empresa, então de nada adianta um setor de marketing avançado e a mil por hora enquanto o seu suporte ao cliente não funciona. Seu lucro vem da fidelização de pessoas e não de clientes rotativos que experimentam seu serviço e partem para outra empresa.

4 – Exagerar no otimismo

Sonhar é a base de toda ideia, mas no empreendedorismo não é só de sonhos que se vive, mais é preciso ter um plano a, b, c e até d. É preciso conhecer muito bem o mercado em que se encontra, seu público alvo e ter foco.

Jogar com tudo e para todos os lados, oferecendo mil serviços e procurando satisfazer os clientes em todos os pontos de sua vida pode ser um erro fatal. Procure algo em que seja realmente bom e entregue esse serviço 100%, mostre-se apto a começar e finalizar aquele serviço com uma excelência que nenhum outro faça.

5 – Assumir todas as tarefas

Poder centralizado é um modelo passado de empresa, esses são tempos de ouvir ideias de todos, distribuir tarefas as pessoas adequadas e confiar que elas possam realizar suas funções com eficácia. O erro mais comum aqui é a mania de querer tudo para si e achar que se algo deve ser bem feito que faca você mesmo. Não!

Construa um ambiente de confiança mutua e em que todos se ajudem, coloque-se em seu lugar como chefe e empreendedor, mas também passe a frente todo seu conhecimento, ajude outros a entender o empreendedorismo.

6 – Menosprezar parcerias

Achar que todas as empresas do mesmo setor são concorrentes e inimigas é um erro, isso porque muitos dos seus competidores podem exercer um excelente papel complementar a serviços, divulgação e propagação da sua marca, claro que se houver interesses em comum e que não gerem conflitos.

Aqui é preciso manter uma relação confiável, aberta, saudável e com possibilidades cooperativas.

7 – Não ter uma estratégia

Tomar as rédeas do negócio de primeira sem colocar no papel todos os prós e contras mostra uma personalidade de empreendedor apressado e muito envolto em informações. Trata-se de um empreendedor que acredita que todo o seu sucesso depende da receita de bolo utilizada na abertura da empresa e isso não é verdade. Toda empresas hoje em dia sofre mutações constantemente, podendo ser desde semestral a diária.

É uma questão de se adaptar ao momento e as tendências dessa ocasião, assim buscando inovar de acordo com o período histórico ao qual está inserido.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Designer, chocólatra nata, devoradora de livros e apaixonada por tudo quanto é assunto voltado a marketing e desenvolvimento pessoal e profissional. Acredito numa nova geração feita por escolhas e mais, por pessoas cada vez mais proativas e cheias de vontade de vencer.

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