Aweber, EmailChute ou Mail Chimp Qual é melhor ferramenta de e-mail marketing?

Uma das melhores formas de conversão e de ganhar dinheiro na internet com certeza é através de lista de e-mails. Sabendo capturar contatos através de um blog, página de captura, facebook ou qualquer outra forma e, mantendo um bom relacionamento com a lista, certamente os resultados são poderosos e  incríveis.

Bom, o que você vai ver a seguir é um breve comparativo,  ressaltando os pontos fortes e pontos fracos de cada uma das três ferramentas. A intenção é que esse artigo sirva como um guia para você que pretende começar a construir sua lista de e-mail e com base neste comparativo escolher a melhor opção para você. Mas também pode ser útil para você que já tem sua lista de e-mails.

Bom, não é segredo nenhum que uma boa estratégia de e-mail marketing começa na escolha da ferramenta de e-mail marketing. Primeiramente, você deve estar se perguntando porque Aweber, Mail Chimp ou EmailChute sendo que existem outras ferramentas? Porque são as três ferramentas mais utilizadas ao menos no meio em que atuo, de blogs, programas de afiliados, internet marketing e ganhar dinheiro na internet em geral. Portanto, fique a vontade para pesquisar e conhecer outras ferramentas de e-mail marketing.

A importância do e-mail marketing

Apesar de ser bem explícito e ter vários tutorias e cursos que ensinam como criar uma lista de e-mail e evidenciam a importância de se trabalhar com e-mail marketing,  vejo que nem todos donos de sites e blogs usam esse benefício a seu favor.  Uma grande parte prefere e da mais importância para a quantidade de fãs em redes sociais como facebook, twtter e Google +.  É importante deixar claro que as redes sociais são sim muito importantes, mas e-mail marketing é a melhor forma para construir uma base fiel e mais segura de leitores. Com e-mail marketing a interação com seu leitor se torna mais eficaz e personalizada, um exemplo claro disso é que postar uma atualização na sua fâ page do facebook não garante que todos seus leitores irão ver pois não estão a todo momento na rede social, já por e-mail este cenário muda.

Rápido comparativo entre Aweber, EmailChute e Mail Chimp

Confira abaixo uma breve analise dos benefícios de cada ferramenta, seus planos de assinatura e outros fatores como atendimento e suporte.

AWEBER – Site aweber.com

aweber logo

  • Apenas 1$ Dólar para se registar, no primeiro mês.
  • Plano Básico custa $19,00 Dólares por mês para até 500 contatos. De 501 a 2,500 contatos $10 dólares adicionais.
  • Autoresponder
  • Suporte 24/7 por telefone e e-mail e chat.
  • Criação e manuseio um pouco avançado.
  • Excelentes taxas de entrega.

EMAIL CHUTE – Site emailchute.com

  • email chute logoTeste grátis de até 100 contatos e 600 envios por mês.
  • Plano para 500 contatos e 5000 envios por mês R$22,00 mês.
  • Autoresponder disponível no teste grátis.
  • No site não especifica disponibilidade do atendimento.
  • Criação e manuseio muito fácil e intuitivo.
  • Ótimas taxas de entrega.

MAIL CHIMP – Site mailchimp.com

logo mailchimp

  • Plano para 2000 contatos gratuito com 12.000 envios por mês*.  Para mais 500 contatos adicionais $10 dólares.
  • Autoresponder * só disponível ao assinar um plano que não seja o gratuito.
  • Atendimento 24/7 por e-mail.
  • Criação de manuseio muito fácil e intuitivo.
  • Ótimas taxas de entregas

Esses planos estão sujeitos a atualizações e podem ter sofrido alterações, portando fica a dica, pesquise diretamente no site de cada uma das três ferramentas.

Uma analise franca e a realidade

Para ser direto, a Aweber é a mais utilizada entre os blogueiros profissionais e que possuem enormes listas de e-mail.  Entre as três ferramentas a Aweber oferece o melhor serviço de atendimento ao cliente, melhor taxa de entrega, e o melhor preço em comparação para uma quantidade maior de contatos.

Não vou entrar no mérito dos templates de e-mail pois nesse quesito todas são ótimas, apesar de não recomendar utilizar templates de email e sim  e-mails com apenas textos o que deixa seu e-mail com ar de pessoal, como se fosse um email enviado por um amigo,  e não com ar de propaganda como de lojas virtuais oferecendo produtos, as pessoas não gostam disso. Pense e considere isso, pode fazer toda a diferença no sucesso de suas campanhas de e-mail marketing.

Portanto se você quer começar a todo vapor sua lista e acredita que irá ultrapassar os dois mil contatos rapidamente e pretende administrar da  forma mais robusta e profissional possível ou se você já tem sua lista de email, usa uma ferramenta e sente falta de alguma coisa, recomendo fortemente a Aweber.

Agora se você esta começando e claro, vai começar com poucos subscritores e também não tem verba para investir em uma ferramenta de e-marketing recomendo analisar mais a fundo emailCHute e MailChimp. Ambas possuem planos gratuitos para começar, boas taxas de entrega, são fáceis e intuitivas.

Baseado nesse cenário, é comum ver novos blogueiros e pessoas que estão começando com seus negócios na internet utilizarem emailChute ou MailChimp e ao contrário de blogueiros profissionais com negócios digitais mais sólidos e desenvolvidos utilizarem Aweber. Vale ressaltar que a analise que você acabou de ver não é uma regra é apenas um relato do que acontece mais frequência e não tira os méritos das ferramentas eMailChute e MailCHimp ambas suportam campanhas robustas e inclusive também são utilizadas por muitos negócios de sucesso na internet.

Esse artigo tem com objetivo principal te ajudar na escolha e cabe a você fazer uma analise mais profunda de cada ferramenta inclusive de outras não citadas neste artigo, para decidir a melhor opção para seus projetos.

É legal ressaltar também que essas são apenas ferramentas mas o que vai definir seu sucesso em suas campanhas de e-mail marketing não é quantidade de subscritores da sua lista de e-mails e sim forma que  você a conduz e mantem o relacionamento com seus leitores.

E você já usa alguma dessas três ferramentas de e-mail marketing? Utiliza uma outra? Comente suas experiências.

Até a próxima.

 

Desenvolvedor apaixonado por automação de negócios digitais, empreendedorismo, SEO e WordPress. Prezo muito pela minha liberdade, hoje trabalho quando, como e onde eu quiser. Criei esse blog para compartilhar minhas experiências, dar dicas para você também criar seu próprio negócio digital do zero e conquistar a tão sonhada liberdade financeira.

17 Comentários
  1. Reginaldo de Souza 21 de agosto de 2013 Responder

    Olá Ricardo

    Eu concordo sobre a importância de um bom e-mail marketing para a captura de contatos e quanto mais recursos você tiver para isso, muito melhor será.
    Eu recentemente aderi ao Mailchimp, utilizando ainda o recurso gratuito e estou muito satisfeito.
    Mas você relatou bem, o mais importante de tudo isso, é a forma como você se relaciona com seus leitores, independentemente da ferramenta utilizada.

    Abraços

    • Autor

      É Reginaldo o mais importante é o relacionamento com a lista. E outra coisa, independente da ferramenta, todas elas tem opções para importar contatos, sendo assim é possível migrar de uma para outra a qualquer momento.

      Abraço

  2. No momento estou testando a E-GOI. Vocês conhecem?

    • Autor

      Olá Antonio, não conheço o E-GOI tenho experiência com aweber e Mail Chimp apenas. Em breve volte aqui a comente sua experiência com essa ferramenta. Abraço e sucesso

  3. Minha experiência tanto como afiliado como cliente está sendo muito boa…quando vi este comparativo da e-goi com a aweber no site desse cara fiquei bem convencido.

    Dá uma olhada:
    http://leonardo-alves.com/trabalhointeligente/e-goi-uma-referencia-no-e-mail-marketing-em-portugues/

    Já usou Aweber? Notou tudo isso de diferença?

  4. Bem bacana esse post, Ricardo. Olha só Ricardo eu tenho que concordar com o António. Apesar de falarem maravilhas da Aweber eu fiquei bem satisfeito com a e-goi e até bem dececionado com a Aweber.

    Pensava que minhas taxas eram tudo aquilo de bom…que nada! Uma FURADA!
    Eles enganam na taxa de aberturas.

    Testemunhos de usuários:
    http://www.hroomph.com/explorations/how-to-fail-successfully/

  5. eu to iniciando com o email chute. mas tou com uma dúvida eu não seu como criar um formulario integrado com a lista. vc sabe como? se puder me ajuda eu vou fica muito agradecido.

  6. Já usei o Mailchimp, é muito bom, mas como minha lista passou dos 2 mil, estou testado o Mailrelay. Parece ser bom, mas as taxas de entrega são inferiores ao mailchimp, claro que não sei dizer se o relatório de ambos são 100% confiáveis.

  7. Quer dizer que se eu tiver uma lista com 10 mil inscritos, vou ter que pagar R$177.98 por mês ao MailChimp. Ou paga-se apenas por novos inscritos no mês? por exemplo, coloquei 10 mil inscritos em minha lista esse mês então pago 177,98 reais??

    Como isso pode ser tão lucrativo ao ponto de 10 mil inscritos valerem 177,98 reais POR MÊS!!??

    abrçs

  8. Muito bom o artigo.
    Já usei todas essas plataformas. Me parece que a escolha vai depender bastante da complexidade que você espera de um sistema de envio. Por exemplo: o emailchute é mais intuitivo e simples. O mailchimp é mais completo, o Aweber fica no meio.

    O mailchimp é mais caro e complexo, mas no meu caso eu gosto de testar o máximo de recursos de uma plataforma, gosto sempre de sair na frente, e o pessoal do mailchimp tem mais recursos para investir em estrutura e pesquisas.

    Tem uma outra plataforma bacana que já usei e que tem os tempates muito bons(bate emailchute) http://www.campaignmonitor.com/

    Então ficaria assim:
    Mailchimp: Bom design, completo, caro, mas sempre sai na frente. Para grandes empresas.
    Aweber: Design intermediário, bastantes recursos, preço médio. Grandes e médias empresas.
    Campaign Monitor: Bom design, simples e com bastantes recursos. Médias empresas.
    Email Chute: Design intuitivo, preço intermediário bom para pequenas e médias. Médias e pequenas empresas.

  9. Alguém poderia me explicar como funciona o plano mais básico do MailChimp que custa 10 dólares?

  10. Meu ponto contra o Getresponse é a taxa de entrega na caixa de entrada para contas @hotmail.com, normalmente todas param na lixeira (junk). Além disso, já chegou ao ponto do GetResponse não conseguir enviar nem se quer a mensagem de confirmação para adição de conta de remetente.

    • Autor

      Pois é Leandro, já testei a maioria das ferramentas de e-mail marketing, permaneço com a aweber porque é uma das poucas que garante a entrega na caixa de entrada para hotmail.

      Obrigado pela visita.

      Abraço

  11. Olá,

    Estou começando agora neste mundo do marketing digital e estou com uma dúvida cruel.

    Para criar um site e usa-lo para capturar emails para minha lista, pensei em criar no WIX.COM pois é mais fácil de mexer e criar e tudo mais. Já o wordpress encontrei mais dificuldade e achei caro tbm. Tenho que desembolsar 200 reais logo de cara para ter o site com o meu domínio.

    No wix já testei o Getresponse e não ficou bom. Testei o mailchimp (o wix só tem como ferramenta como email marketing o mailchimp).

    Gostaria da opinião de vcs. Iria me ajudar demais no que fazer. Porque to perdido no meio desse tiroteiio…rsrs.

    Desde já obrigado a todos.

    Abraços.

  12. Parabéns pelo artigo!
    Já experimentei o Mailchimp, Klickmail e atualmente uso o GetResponse e considero sua interface excelente e bem melhor que as outras ferramentas. No entanto, há uma incompatibilidade com os cadastros de contas do Hotmail (conforme falado em outro comentário), o que me faz perder 1/3 das minhas leads. Estou querendo migrar para o Aweber, que tem a desvantagem de ser em inglês.
    Na sua experiência com email marketing, eu pergunto: ao enviar emails com conteúdo parte em português, parte em inglês, isso não impacta negativamente em conversões? Não fica com cara de spam ou vírus?
    Abraços e obrigado!
    Ronald

Faça seu comentário, tire sua dúvida e participe.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Como Ganhar Dinheiro Na Internet eBook
No Preview
3 Princípios Básicos Para Alcançar e Manter uma Renda Constante na Internet
Renda extra online
Vantagens Da Renda Direta, Mais Dicas
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
renda extra estudando
5 formas de ter uma renda extra como estudante
Redator freelancer
Redator Freelancer: Torne-se Um Profissional De Sucesso
Trabalho de casa
Vantagens De Trabalhar Em Casa
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
7 possibilidades de trabalhar em casa
7 possibilidades de trabalhar em casa
google-adsense
Anúncios Rentáveis: Dicas E Plugin
Vantagens de ter um blog
4 Vantagens De Ter Um Blog
como montar e ganhar dinheiro com blog
Como montar um blog e ganhar dinheiro
Dicas pra aumentar as visitas do seu blog
5 Dicas pra Aumentar as Visitas e Vendas do seu Blog! #A 4º é a Melhor
wikipedia
Wikipedia Como Grande Aliada no Empreendedorismo Digital
leadlovers
Gerencie Leads, Automatize seu Negócio Online e Aumente as Vendas
Escolha da profissão
Aprenda Montar a Sua Poderosa Máquina de Vendas Online
No Preview
Ideias Para Ganhar MUITO Dinheiro em 2017
No Preview
Quer Trabalhar no Google? Descubra Como Agora!
Como criar um ebook
Como Criar Um Ebook Em 5 Passos
No Preview
Livre-se das Dívidas e Realize seus Sonhos!
Escolha da profissão
Como Escolher Uma Profissão