Como usar o cartão de crédito sem ficar com dívidas

O cartão de crédito passa uma sensação de praticidade e conforto, além da falsa sensação de ter o dinheiro em mãos quando na verdade está gastando o que possivelmente não ganhou, mas todos os seus benefícios iludem, são os saques em dinheiro, compras no exterior, o pagamento mínimo e também uma grande armadilha.

Os bancos vendem com todo brilhantismo que suas compras podem ser pagas depois de quarenta dias, que é sua oportunidade de mudar os móveis de casa e assim vai, já parou para colocar no lápis o que tem gasto de anuidade e juros por atrasos e refinanciamentos?

Ao menos uma vez na vida as pessoas passam pelo sufoco de receber uma fatura que não pode pagar, daqui parte para um outro erro, o parcelamento em um ano que te faz pagar o dobro da dívida, libera o seu limite, esse que você pode acabar por continuar gastando sem poder pagar.

Vamos a dicas que vão te ajudar a usar o cartão com mais responsabilidade e senso de gasto, assim evitando a bola de neve de dívidas que provavelmente te tira ou já tirou o sono.

1 – Ter mais de um cartão

Você abre a carteira e mal tem espaço para tantos cartões, é a farmácia, o mercado, sua loja de roupas favorita, aquela loja de esportes e os cartões de um ou mais bancos que vivem te oferecendo crédito e empréstimos não é mesmo?

Você pode ter mais de um cartão, vários se quiser, desde que os use sabendo o quanto pode gastar, pagar o mínimo vai te colocar num ciclo vicioso de juros e mais juros e talvez numa dívida infinita. A dica é que tenha e use somente o que pode pagar, claro, emergências podem surgir, mas para essas você vai ter sempre um dinheiro extra ou se não um cartão que possa cobrir e não vários cartões que não tem limite por gastos supérfluos.

2 – Posso usar o cartão todo dia?

Não é recomendado, afinal compras pequenas, aquele café da padaria ou as balas da semana podem ser pagas no débito, o que você tem que colocar em mente é que o cartão de crédito serve para os gastos mais urgentes e ou mais caros, uma TV nova, uma máquina de lavar já que a sua quebrou ou até mesmo o parcelamento do material dos filhos no começo do ano que é tão apertado para todo mundo.

3 – Pagar contas com cartão

As opiniões variam, há quem diga que não vale pagar contas pelo cartão uma vez que é cobrado uma taxa por cada conta paga, aqui cabe avaliar qual o valor cobrado e quais os benefícios que isso pode te trazer, para aqueles que gostam e costumam viajar uma ou mais vezes no anos esse tipo de serviço é interessante, pois é convertido em pontos que podem ser trocados por passagens, crédito no celular e produtos em lojas parceiras do banco que usa.

Consulte o seu banco e converse sobre o programa de pontos dele, pode ser que tenha muitos acumulados e possa trocar por uma viagem a preço mínimo.

4 – Tenha uma planilha de gastos

Antes de entrar em desespero, procurar o banco ou a ajuda de um profissional coloque todas as contas em um papel, analise como pode negociar cada uma delas e o quanto pode pagar por mês. Um planejamento de 6 meses pode colocar tudo em ordem e ainda fazer com que entenda a importância de gastar menos do que ganha, talvez até sobrando dinheiro para guardar.

5 – Empréstimo de ultima hora

Ok, não tem jeito, virou uma bola de neve e você não tem outra opção além de fazer um empréstimo? É hora de pesquisar, buscar ajuda de um profissional e pegar esse empréstimo num local que tenha menor cobrança de juros, pagar todas as contas e concentrar a dívida numa única instituição.

O controle das suas contas vai depender do seu controle mensal e até semanal, é saber o que tem que pagar, quando e quanto. Bem como, deixar separado o dinheiro para pagar cada conta e não gastar com qualquer outra coisa, aqui muitas vezes e preciso deixar de fazer o que gosta para então organizar sua vida e recomeçar.

O segredo não é deixar de gastar e sim saber gastar, pagar as contas em dia e ir aos poucos realizando sonhos e objetivos.

Fontes: MdeMulher |Extra Globo

Designer, chocólatra nata, devoradora de livros e apaixonada por tudo quanto é assunto voltado a marketing e desenvolvimento pessoal e profissional. Acredito numa nova geração feita por escolhas e mais, por pessoas cada vez mais proativas e cheias de vontade de vencer.

Faça seu comentário, tire sua dúvida e participe.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Como Ganhar Dinheiro Na Internet eBook
No Preview
3 Princípios Básicos Para Alcançar e Manter uma Renda Constante na Internet
Renda extra online
Vantagens Da Renda Direta, Mais Dicas
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
renda extra estudando
5 formas de ter uma renda extra como estudante
Redator freelancer
Redator Freelancer: Torne-se Um Profissional De Sucesso
Trabalho de casa
Vantagens De Trabalhar Em Casa
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
7 possibilidades de trabalhar em casa
7 possibilidades de trabalhar em casa
google-adsense
Anúncios Rentáveis: Dicas E Plugin
Vantagens de ter um blog
4 Vantagens De Ter Um Blog
como montar e ganhar dinheiro com blog
Como montar um blog e ganhar dinheiro
Dicas pra aumentar as visitas do seu blog
5 Dicas pra Aumentar as Visitas e Vendas do seu Blog! #A 4º é a Melhor
wikipedia
Wikipedia Como Grande Aliada no Empreendedorismo Digital
leadlovers
Gerencie Leads, Automatize seu Negócio Online e Aumente as Vendas
Escolha da profissão
Aprenda Montar a Sua Poderosa Máquina de Vendas Online
No Preview
Ideias Para Ganhar MUITO Dinheiro em 2017
No Preview
Quer Trabalhar no Google? Descubra Como Agora!
Como criar um ebook
Como Criar Um Ebook Em 5 Passos
No Preview
Livre-se das Dívidas e Realize seus Sonhos!
Escolha da profissão
Como Escolher Uma Profissão