Como acelerar seu blog e ser bem visto pelo Google

Se você já navegou em uma internet lenta como a discada sabe o quanto é chato ter que ficar esperando as páginas carregarem lentamente, mas você é obrigado a esperar afinal , o problema é a sua internet. Agora, quando se trata de um site ou blog lento, não há paciência que resista, saímos logo para procurar a informação em outro site.

Além disso, o Google cada vez mais vem evidenciando sua preocupação e ressaltando a importância da velocidade de um site afim de entregar o melhor conteúdo com maior rapidez possível para os usuários. E isso hoje em dia já é até um fator de rankeamento, isso quer dizer que, se seu site for lento você pode perder posições no Google para seu concorrente.

Para ajudar você a evitar esse tipo de problema, preparei algumas dicas que vão acelerar seu blog e diminuir muito o tempo de carregamento de todas as páginas, confira.

acelerar seu blog

Antes de começar a turbinar seu blog é legal saber o tempo de carregamento atual de suas páginas, até para poder comparar depois das mudanças e conferir o resultado. Para isso existem sites que medem a velocidade, costumo usar sempre o Page Speed do Google que é mais completo,  e também Webwait que é mais simples, mas não menos eficaz. Ambos funcionam da mesma forma, basta inserir a Url do seu blog e clicar para começar o teste.

Não esqueça de anotar o resultado para comparar após realizar as otimizações que veremos a seguir.

Comprimir o CSS e JavaScript

Comprimir CSS e Javascript consiste em compactar os arquivos .css e .js do seu blog, com isso o tempo de carregamento das páginas é muito mais rápido. O melhor de tudo é que existe um plugin que faz esse trabalho para você, o Better  WordPress Minify. Plugins dessa natureza costumam “quebrar” o layout do site no ato de comprimir ou até mesmo afetar uma função do .js e aí que está o diferencial deste plugin.

Use um plugin de cache

Um plugin de cache é o maior presente que você pode dar ao seu blog e também aos seus leitores. São muitos seus benefícios, basicamente  o plug-in otimiza o carregamento das páginas, reduz consultas no banco de dados e utiliza o cache dos navegadores. Um dos plug-ins mais completos e utilizados para essa tarefa é o W3 Total Cache. Confira aqui um guia de instalação e configuração do plugin, vai te ajudar muito.

Otimize todas as imagens

Outro fator crucial responsável pelo carregamento lento de blogs e sites são as imagens, já citei no inicio deste artigo a ferramenta page speed do Google, e é com essa mesma ferramenta que você vai descobrir quais imagens precisam ser otimizadas. Acesse o site page speed, digite a url do seu blog e clique em analisar, em seguida na aba “Otimizar Imagens” você terá a relação de imagens que precisam ser otimizadas.

Para otimizar as imagens acesse www.smushit.com/ysmush.it como você já sabe quais imagens precisam ser otimizadas, agora é só baixa-las e fazer o upload para o smus.it ou pegar as URLs e colar direto na aba “URL” do site smush.it. Ao mandar as imagens para o site, o processo  de otimização será feito automaticamente. Por fim, basta baixar as imagens já otimizadas e fazer o upload novamente para seu site substituindo as atuais. Faça o teste novamente em seguida no page speed e veja que seu site agora foi aprovado neste item ou se ainda restam imagens para otimizar.

Faça uma limpeza geral no seu blog

Isso mesmo, você com certeza deve ter um Template que já não usa mais ou até mesmo plug-ins inúteis que só fazem firula mas que só servem para atrasar seu blog. Deixe apenas um template padrão do WordPress além do seu atual por segurança e, revise também sua lista de plug-ins. Você vai notar diferença e vai dar uma sensação de que seu blog foi renovado e está mais leve após este check-up.

Após todos estes ajustes e configurações, volte à um dos sites de analise de velocidades citados neste artigo e faça o teste. Você com certeza irá se surpreender com o resultado, até a próxima.

 

Desenvolvedor apaixonado por automação de negócios digitais, empreendedorismo, SEO e WordPress. Prezo muito pela minha liberdade, hoje trabalho quando, como e onde eu quiser. Criei esse blog para compartilhar minhas experiências, dar dicas para você também criar seu próprio negócio digital do zero e conquistar a tão sonhada liberdade financeira.

7 Comentários
  1. José Guimarães (Ganhar Dinheiro Legal) 20 de agosto de 2013 Responder

    Olá Ricardo

    Muito boas as dicas que você publica neste artigo.

    Ainda não conhecia o PageSpeed Insights, vou experimentar agora.

    Quanto aos plugins, verifico que excesso deles no blog atrapalham, em vez de ajudar. Por isso é importante analisar os que devem permanecer.

    Sucesso!

  2. meu blog é gratuito e nao uso hospedagem nenhuma e nem uso o wordpress, mesmo assim tem como fazer isso?
    com blog gratuito sem dominium e sem hospedagem posso melhorar o desempenho tbm, se sim me fale como

    • Autor

      Olá Vinicius, em qual plataforma você tem blog? Normalmente quando é gratuito o poder de otimização é menor, mas há sempre possibilidades de otimizar títulos, descrições e conteúdos.

  3. Olá Ricardo, é interessante acelerar o carregamento do blog se ele tiver hospedado no wordpress, já no blogger, o máximo que dá pra fazer é comprimir o css, mas já é de grande valia para quem utiliza o wp.

    Abraço e Sucesso!

    • Autor

      Pois é Vinicius, o blogger é bem limitado nesses pontos, além de comprimir o css da pra otimizar as imagens com o smushit.com.

      Por essas e outras que eu sempre recomendo WordPress \o/

      Abraço e sucesso!

  4. Excelente dicas vou aplicadas em meus blogs 😉

Faça seu comentário, tire sua dúvida e participe.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Como Ganhar Dinheiro Na Internet eBook
No Preview
3 Princípios Básicos Para Alcançar e Manter uma Renda Constante na Internet
Renda extra online
Vantagens Da Renda Direta, Mais Dicas
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
renda extra estudando
5 formas de ter uma renda extra como estudante
Redator freelancer
Redator Freelancer: Torne-se Um Profissional De Sucesso
Trabalho de casa
Vantagens De Trabalhar Em Casa
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
7 possibilidades de trabalhar em casa
7 possibilidades de trabalhar em casa
google-adsense
Anúncios Rentáveis: Dicas E Plugin
Vantagens de ter um blog
4 Vantagens De Ter Um Blog
como montar e ganhar dinheiro com blog
Como montar um blog e ganhar dinheiro
Dicas pra aumentar as visitas do seu blog
5 Dicas pra Aumentar as Visitas e Vendas do seu Blog! #A 4º é a Melhor
wikipedia
Wikipedia Como Grande Aliada no Empreendedorismo Digital
leadlovers
Gerencie Leads, Automatize seu Negócio Online e Aumente as Vendas
Escolha da profissão
Aprenda Montar a Sua Poderosa Máquina de Vendas Online
No Preview
Ideias Para Ganhar MUITO Dinheiro em 2017
No Preview
Quer Trabalhar no Google? Descubra Como Agora!
Como criar um ebook
Como Criar Um Ebook Em 5 Passos
No Preview
Livre-se das Dívidas e Realize seus Sonhos!
Escolha da profissão
Como Escolher Uma Profissão