Como Economizar Dinheiro

Aprender como economizar dinheiro, na realidade, é um grande desafio, e significa mais do que gastar menos, envolvendo poupar, guardar, definição de metas realistas, controle de gastos e aproveitamento ao máximo do dinheiro.

O dinheiro não gera felicidade, mas sim, tranqüilidade. Há um fator decisivo para conquistar dinheiro e atingir situação financeira de conforto, até adquirindo posição superior à atual, que pode ser estabelecida através de hábitos específicos.

Muitos melhoraram suas condições financeiras, pois passaram a prática e repetição destes hábitos, ou se tornaram milionários, com economia e conquista da liberdade financeira. A seguir estão dicas e hábitos fundamentais para economizar dinheiro.

como economizar dinheiro

Início com Dívidas Liquidadas

Este é o primeiro passo, o cálculo da quantidade de que se gasta ao mês em pagamento de dívidas, pois então é possível perceber que esta eliminação de dívida é a maneira mais rápida para ter dinheiro, e economizar. Com a liberação do dinheiro do pagamento da dívida, o mesmo pode ser direcionado para poupança com facilidade.

E ao eliminar a dívida, menos juros serão pagos, poupando o dinheiro para economizar. Se a decisão é por iniciar a poupar anteriormente ao saldo completo da dívida, é interessante verificar se é possível realizar consolidação de dívidas para não pagar muito juros.

O único tipo de poupança que deve ter precedência sobre quitação total da dívida é a geração de fundo de emergência, com dinheiro suficiente para sobrevivência em 3 a 6 meses, se é perdida a renda.

Definindo Metas de Poupança e Calendário

Para metas em curto prazo, essa definição é simples. Porém, se o desejo é compra de casa, veículo, por exemplo, é necessário estabelecer quanto de entrada necessário.

Em relação aos objetivos em longo prazo, como aposentadoria, é necessário realizar planejamento bem elaborado, pensando quanto é preciso para viver em conforto por 20 ou 30 anos após parar de trabalhar. E também é fundamental análise de como os próprios investimentos auxiliarão no alcance destes objetivos.

A definição de calendário é muito importante, por exemplo, se o desejo é comprar uma casa em 2 anos partindo da data atual, é essencial estabelecer uma data concreta para focos a curto prazo, certificando que a meta é atingível, no interior do período de tempo; para que não haja frustração, caso não seja possível.

Descobrir o Quanto Deverá Economizar

É necessário descobrir o quanto é necessário economizar, por semana ou por mês, para alcançar cada meta de poupança definida. Para cada meta é calculado quanto necessário para iniciar a economizar, partindo de hoje. Para a maior parte das metas, é ideal poupar o mesmo montante em cada período.

Mantendo Registro de Despesas

Esse fator é importante, o que é economizado pode ser simplificado em 2 questões, o quanto se ganha e o quanto se gasta. Com o controle do quanto se gasta, a dica é realizar análise crítica dos próprios gastos. É indicado anotar tudo o que é gasto por semanas ou mês, com todos os detalhes.

Cada compra ou despesa é categorizada, em gasolina, seguro de automóvel, eletricidade, alimentação, lazer, entre outros. Trata-se de costume registrar os gastos e manter os recibos também. E semanalmente é realizada análise da caderneta e recibos.

Corte de Despesas

É importante verificar os próprios gastos depois de 1 ou 2 meses, e provavelmente haverá surpresa, por exemplo, com 40 reais em petiscos e refrigerantes, ou 100 reais com estacionamento.

E provavelmente serão observados alguns cortes fáceis de realizar, e a depender de quanto é necessário poupar, talvez seja importante tomada de decisões difíceis, de acordo com prioridades e cortes permissíveis.

A dica é calcular quanto os cortes pouparão anualmente, com motivação conseqüente para economizar. Por exemplo, questões como se é possível mudar para casa ou apartamento de menos custo, ou se é possível refinanciar a hipoteca, são relevantes.

Parar de Utilizar Cartão de Crédito

A dica principal em relação ao cartão de crédito é pagar tudo com dinheiro vivo, e não usar nem mesmo o cheque. É necessário parar de usar cartão de crédito, e é mais fácil gastar mais quando se usa cheque ou cartão de crédito, pois o usuário não entende exatamente o quanto existe lá.

Com o dinheiro é diferente, é possível visualizar a carteira vazia. Uma sugestão interessante é ter envelope com a quantidade pré-determinada de dinheiro alocado para cada despesa com rótulo, ou caixas separadas para cada uma, por exemplo, gás, contas.

Ao retirar dinheiro da caixa direcionada para despesa, é possível observar quanto sobra. Se mesmo assim é necessário ter o cartão de crédito, a dica para não usar diariamente, é fechar a parte da carteira com imagem das metas de poupança para lembrar.

O cartão de crédito, é claro, não simboliza mal, sendo questão de autocontrole. Se for usado de forma responsável, com pagamento total ao mês, é possível se beneficiar deste recurso. Porém, o motivo pelo qual empresas de cartão de crédito lucram é que os clientes terminam gastando dinheiro que não possuem.

Pagar-se Primeiro

A poupança deve ser sempre o topo das prioridades, então não é suficiente estabelecer que se guarde o que sobra no fim do mês. É importante fazer o depósito na poupança, assim que ocorrer o recebimento do salário. Uma maneira eficiente e com facilidade para iniciar a poupar é simplesmente pelo depósito de 10% de cada salário em conta poupança.

Se for recebido cheque ou uma soma de dinheiro, por exemplo, 457,54, o importante é mover o ponto decimal uma casa para esquerda, e depositar então 45,75. Esse processo funciona bem e requer pouco raciocínio, e com o passar dos anos, é somada boa quantidade na poupança.

A maior parte das pessoas pode sempre economizar determinada quantidade, independente do rendimento individual. Ao iniciar com economia aos poucos, o hábito de poupar é fixado. Mesmo poupando pouco, como 5 reais mensais, é possível aprender que não é necessário tanto dinheiro como se imagina.

Desfrutando dos Prazeres Simples

Na Grande Depressão, as pessoas tinham diversão sem gasto de dinheiro, por exemplo, jogando Banco Imobiliário, montando quebra-cabeças, lendo livros, escutando rádio. Muitos se reuniam para discussão de filosofia ou rezar, fazer tricô, tocar instrumentos, dançar.

Naquele momento era importante um pouco da criatividade e imaginação, porém as pessoas se divertiam sem gastar muito. Ou seja, isso é possível, sendo que as amizades e relações entre as pessoas que aconteceram na Grande Depressão, baseadas nestas atividades, duraram muitas décadas.

Como Economizar Dinheiro – Conclusão e Mais Dicas

É importante pensar em mais formas de renda possíveis, talvez por meio de um hobbie, assim como informar-se sobre investimentos, verificando se tratam de boa opção individual.

A dica é baixar algum aplicativo para registro dos próprios gastos no celular. Levar comida de casa para o trabalho é mais uma maneira prática de economizar. É indicado também resolver mais coisas por si, substituindo o serviço contratado para economizar, como ao pintar a casa, por exemplo.

A sugestão é pagar as dívidas no começo do mês, anteriormente ao gasto com qualquer outra coisa. E também cuidar mais da saúde, com boa alimentação, prática de atividade física regular, com check-ups também, pois ao cuidar-se, se gasta menos com tratamentos e remédios.

E o lazer deve ser com planejamento de gastos, pois até programas gratuitos demandam determinados gastos como transporte; os programas caseiros também são interessantes.

Desenvolvedor apaixonado por automação de negócios digitais, empreendedorismo, SEO e WordPress. Prezo muito pela minha liberdade, hoje trabalho quando, como e onde eu quiser. Criei esse blog para compartilhar minhas experiências, dar dicas para você também criar seu próprio negócio digital do zero e conquistar a tão sonhada liberdade financeira.

Faça seu comentário, tire sua dúvida e participe.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Como Ganhar Dinheiro Na Internet eBook
No Preview
3 Princípios Básicos Para Alcançar e Manter uma Renda Constante na Internet
Renda extra online
Vantagens Da Renda Direta, Mais Dicas
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
renda extra estudando
5 formas de ter uma renda extra como estudante
Redator freelancer
Redator Freelancer: Torne-se Um Profissional De Sucesso
Trabalho de casa
Vantagens De Trabalhar Em Casa
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
7 possibilidades de trabalhar em casa
7 possibilidades de trabalhar em casa
google-adsense
Anúncios Rentáveis: Dicas E Plugin
Vantagens de ter um blog
4 Vantagens De Ter Um Blog
como montar e ganhar dinheiro com blog
Como montar um blog e ganhar dinheiro
Dicas pra aumentar as visitas do seu blog
5 Dicas pra Aumentar as Visitas e Vendas do seu Blog! #A 4º é a Melhor
wikipedia
Wikipedia Como Grande Aliada no Empreendedorismo Digital
leadlovers
Gerencie Leads, Automatize seu Negócio Online e Aumente as Vendas
Escolha da profissão
Aprenda Montar a Sua Poderosa Máquina de Vendas Online
No Preview
Ideias Para Ganhar MUITO Dinheiro em 2017
No Preview
Quer Trabalhar no Google? Descubra Como Agora!
Como criar um ebook
Como Criar Um Ebook Em 5 Passos
No Preview
Livre-se das Dívidas e Realize seus Sonhos!
Escolha da profissão
Como Escolher Uma Profissão