Como saber se a sua ideia é uma ideia rentável?

Por acaso você já teve uma ideia de negócio online para montar na internet mas ficou com medo de arriscar, justamente por não saber avaliar se a sua ideia é rentável ou não? Eu já passei por isso e tenho certeza que muitos dos que me leem aqui também já passaram pela mesma situação. A gente fica com a pulga atrás da orelha achando que aquela ideia realmente poderia deslanchar na internet, porém sem tempo e/ou dinheiro para bancá-la ela acaba caindo no esquecimento.

Você acha que isso seria diferente se você pudesse avaliar o potencial de rentabilidade da sua ideia? Se você tivesse um pouco mais de confiança ou certeza de que sua ideia traria um retorno financeiro, talvez você se empolgasse um pouco mais em executá-la, não? Eu tenho certeza que sim.

Como são as boas ideias de negócios online?

Muita gente acha que, para conseguir montar um site ou blog de sucesso na internet hoje em dia, precisamos reinventar a roda e criar algo genial, incrível e revolucionário por excelência. Embora uma ideia dessas realmente seja algo notável que deve ser levado adiante, ela não é a única que pode resultar em um negócio de sucesso.

Ideia rentável

 

Ideias novas surgem de adaptação e combinação de outras ideias. E, nesse jogo criativo, uma ideia rentável de sucesso pode nascer a partir de simples alterações de uma ideia original. Pense no MIRC, no ICQ, ou no MSN Messenger por exemplo. Todos eles tinham a mesma proposta – conversa via texto em tempo real entre usuários da internet, porém cada um teve o seu tempo, o seu nicho de mercado e o seu relativo sucesso.

A mesma ideia com uma leve alteração – trocar a mensagem escrita pela mensagem de voz ou videoconferência – deu origem ao Skype. E, quando olhamos o salto de uma ideia para outra, fica fácil notar que a ideia em si do Skype não foi nada incrível – foi uma adaptação de um serviço para uma nova forma de mídia, que só foi possível graças ao avanço tecnológico das transmissões de dados, que tornaram possível a transmissão de vídeo.

Outro caso interessante é o do Pinterest. Uma das últimas redes sociais a explodirem no mundo. Sua interface simples e seu design minimalista e elegante conquistaram fãs rapidamente, muito embora o seu serviço não fosse nenhuma novidade. Outro site, o Scoop.it, já proporcionava essa mesma ferramenta de curadoria de conteúdo fisgando imagens de páginas selecionadas na internet. A diferença entre os dois? A aparência, a interface e o nicho de mercado que conquistaram – enquanto o Scoop.it dominou o mercado acadêmico e corporativo, o Pinterest atraiu designers, artistas e, principalmente, mulheres para sua rede. Ideias parecidíssimas, ambas bem sucedidas.

Como podemos então avaliar o potencial de uma ideia?

Existem vários indicadores que podemos ficar de olho, porém nenhum deles vai dizer “sua ideia vale ouro”. Cabe a você interpretá-los e criar coragem para arriscar na sua ideia. Vamos conferir alguns deles.

1. Concorrência – muitos avaliam mal a existência de concorrentes na internet. De fato, é praticamente impossível começar um negócio online tão autêntico o qual não possua uma concorrência direta estabelecida, porém as diversas formas de divulgação na internet, aliadas ao grande volume de usuários procurando por informações, faz com que fique também praticamente imposível que um nicho de mercado seja saturado por sites ou blogs novos. Sempre há espaço para começar um projeto novo, seja qual for o seu nicho. Claro que uns são mais fáceis que outros, mas espaço sempre existe.

Se você tem uma ideia para colocar em prática e se deparou com vários sites cobrindo o mesmo assunto, dê uma olhada nesses sites e procure entender como eles estão se rentabilizando – google adsense, programas de afiliados, anunciantes diretos, serviços de assinatura, etc. Isso pode ajudar você a entender como lucrar com a sua ideia. E lembre-se: não importa quantas pessoas estejam falando sobre um assunto: o seu ponto de vista é só seu. Se ele for bom as pessoas vão se interessar pela sua página, basta divulgá-la de maneira adequada.

2. Mercado de afiliados – sites de ofertas de afiliados são bons termômetros para a lucratividade de uma ideia, pois as ofertas divulgadas ali são especialmente criadas para o mercado online. Se um determinado mercado possui diversos produtos para ser anunciado via marketing de afiliados, isso significa que esse nicho tem mostrado, no mínimo, um potencial interessante o suficiente para empreendedores investirem tempo e dinheiro criando produtos para atendê-lo.

3. Atributos do Google Adwords – no sistema do Google Adwords você encontra dados sobre as pesquisas feitas no maior buscador do mundo. Você pode descobrir quantas pessoas procuram informações do tipo “ideias para ganhar dinheiro” ou “como perder barriga”. Quanto mais buscas são feitas a respeito de assuntos relativos à sua ideia, mais popular esse nicho é, e mais potencial ele tem para crescer. Não só isso, nessa Ferramenta de Palavras-Chave você pode ver também o quanto que o Google cobra por cliques em anúncios para cada um dos termos procurados pelos seus usuários. Quanto mais cara for a palavra-chave, teoricamente, maior é o seu potencial de converter um curioso em cliente. Isso é sinal de um mercado maduro e desenvolvido, pronto para acolher a sua nova ideia de negócio!

4. Quantidade de anunciantes – quando fazemos uma procura no Google, na maioria dos casos, são apresentados resultados orgânicos – aqueles que o buscador nos mostra por achar que são relevantes à nossa dúvida – e os links patrocinados – que nos são mostrados pois existem pessoas pagando para ocupar aquele espaço. Faça um teste: procure por “filosofia” no Google e depois por “curso de filosofia”. Termos com inclinações comerciais – que são mais próximos de um produto ou serviço, sempre trazem mais links pagos. Faça alguns testes com produtos e serviços relacionados ao seu nicho e veja se encontra anunciantes para o seu mercado. Quanto mais anúncios, mais quente esse nicho está!

5. Sua pasta de SPAM – o SPAM é uma chateação virtual que, a cada dia que passa, descobre uma nova maneira de se apresentar. Temos SPAM em comentários de blogs, em redes sociais e, na sua forma mais clássica, os SPAMs na caixa de entrada dos nossos emails. Essas técnicas são usadas pelos marketeiros mais agressivos, nos nichos mais competitivos. Dê uma passeada pela sua pasta de SPAM antes de limpá-la e você vai encontrar dicas sobre os mercados mais lucrativos – aqueles em que os empreendedores estão apelando para as técnicas mais chatas e sujas da internet. Será que a sua ideia tem sido atingida pelos SPAMMERS de plantão?

Enfim, esses são alguns dos indicadores que eu avalio sempre que tenho uma ideia nova para começar na internet. Interpretá-los requer mais prática do que conhecimento teórico. E mesmo embora eles me ajudem a dar um norte para a execução de uma ideia, eles não dão respostas absolutas; apenas sinais de alerta. Sinais esses que podem ser utilizados para enxergar o cenário para uma loja virtual, um blog de variedades, um portal, uma rede social, o que quer que seja que se monte na internet.

Por acaso você usa alguma outra métrica para avaliar sua ideia de negócio online? Acha que esses critérios apresentados aqui ajudam na avaliação do seu plano de negócios? Comente aqui e comece a discussão!

Sucesso a todos!

Texto escrito por Henrique Fogli, blogueiro profissional e empreendedor online. Em um dos seus sites – http://comoganhardinheiro.biz – ele disponibiliza uma série de dicas para quem quiser aprender como ganhar dinheiro na internet seja começando uma nova carreira ou tocando um negócio já existente.

Desenvolvedor apaixonado por automação de negócios digitais, empreendedorismo, SEO e WordPress. Prezo muito pela minha liberdade, hoje trabalho quando, como e onde eu quiser. Criei esse blog para compartilhar minhas experiências, dar dicas para você também criar seu próprio negócio digital do zero e conquistar a tão sonhada liberdade financeira.

Faça seu comentário, tire sua dúvida e participe.

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