A importância de um contrato assinado

Trabalhar com a internet é um benefício que também apresenta seus riscos, principalmente quando se trata de fechar um negócio. Às vezes a pressa e a vontade de realizar um primeiro freela deixa o contratado de mãos atadas.

contrato_assinado

Tenha sempre em mente que é preciso algo que firme uma parceria, não que não possa ou que não tenha confiança no outro e sim que para todo trabalho é preciso ter como comprovar que ele foi feito por você, também firmando que poderá ou não utilizar aquele trabalho como portfólio ou modelo de apresentação para outros clientes.

Todo contrato é um documento de suma importância que relata os direitos e deveres tanto do contratado quanto do contratante. É nele que vão firmar as condições de preço, prazo, detalhes de um projeto e um compromisso que garanta que o seu tempo não será perdido caso o cliente desista do trabalha e também que ele não será lesado caso o projeto não saia como ele deseja, no tempo determinado e ou que você venha a desistir do mesmo.

Alguns pontos muito importantes e que não podem ser deixados para trás:

Objeto: descrever o que vai ser feito, quem é o contratado, quem é o contratante, quais trabalhos serão realizados e em que tempo.

Etapas: Descreve as condições para início do trabalho, deixando claro o que precisa para poder ir realizando tudo o que foi proposto no item acima. Ex: Para realizar o desenvolvimento de um site primeiramente o freelancer pede o contrato assinado, 25% de entrada do serviço prestado de imediato e os outros 75% quando o mesmo for entregue.

Remuneração e forma de pagamento: aqui tenha em mente que tudo é negociável. Mas deixe para o cliente ao menos duas opções de pagamento, lembrando que certos tipos de serviços já tem um método padrão, como é o caso de designers que cobram por hora de serviço.

Alterações do contrato: as alterações do contrato serão feitas de acordo com as cláusulas expostas nesse parágrafo. Por isso tenha em mente que aqui devem ter termos tanto para o contratado quanto para o contratante.

Prazos e cronograma de entrega: colocar o detalhamento do seu projeto, colocando uma estimativa de horas a serem gastas, um prazo para terminar cada uma das etapas descritas e sempre deixar um tempo reservado para deixar o cliente a par dos acontecimentos e evolução do projeto dele.

Quando se trabalha para a internet isso é muito importante, pois muitas vezes você poderá tratar com pessoas de outros estados e até mesmo países diferentes, por isso ter um feedback e dar esse feedback eleva a confiança e também o convívio de vocês.

Rescisão de contrato:  aqui entram os termos que definem como será se tanto o contratante quanto o contratado desistirem do projeto.

 Termos finais: aqui entram termos como o fato de você deixar claro que o trabalho realizado entrará para o seu portfólio e poderá ser utilizado como material de estudo em trabalhos, livros e até mesmo apresentações.

Deixe que o cliente opine pelos termos, façam um contrato de maneira que ambos se sinta seguros com o mesmo. Assinado, mãos a obra e boa sorte.

Designer, chocólatra nata, devoradora de livros e apaixonada por tudo quanto é assunto voltado a marketing e desenvolvimento pessoal e profissional. Acredito numa nova geração feita por escolhas e mais, por pessoas cada vez mais proativas e cheias de vontade de vencer.

Faça seu comentário, tire sua dúvida e participe.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Como Ganhar Dinheiro Na Internet eBook
No Preview
3 Princípios Básicos Para Alcançar e Manter uma Renda Constante na Internet
Renda extra online
Vantagens Da Renda Direta, Mais Dicas
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
renda extra estudando
5 formas de ter uma renda extra como estudante
Redator freelancer
Redator Freelancer: Torne-se Um Profissional De Sucesso
Trabalho de casa
Vantagens De Trabalhar Em Casa
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
7 possibilidades de trabalhar em casa
7 possibilidades de trabalhar em casa
google-adsense
Anúncios Rentáveis: Dicas E Plugin
Vantagens de ter um blog
4 Vantagens De Ter Um Blog
como montar e ganhar dinheiro com blog
Como montar um blog e ganhar dinheiro
Dicas pra aumentar as visitas do seu blog
5 Dicas pra Aumentar as Visitas e Vendas do seu Blog! #A 4º é a Melhor
wikipedia
Wikipedia Como Grande Aliada no Empreendedorismo Digital
leadlovers
Gerencie Leads, Automatize seu Negócio Online e Aumente as Vendas
Escolha da profissão
Aprenda Montar a Sua Poderosa Máquina de Vendas Online
No Preview
Ideias Para Ganhar MUITO Dinheiro em 2017
No Preview
Quer Trabalhar no Google? Descubra Como Agora!
Como criar um ebook
Como Criar Um Ebook Em 5 Passos
No Preview
Livre-se das Dívidas e Realize seus Sonhos!
Escolha da profissão
Como Escolher Uma Profissão