Dicas para Montar sua loja virtual

O E-commerce nada mais é do que uma loja virtual que te dá a opção de começar um negócio do zero ou passar a sua loja do físico também para online. Veja algumas dicas, planeje-se e mãos a obra, hora de adentrar o mundo virtual e deixar que as pessoas conheçam e espalhem sobre o seu produto e serviço.

 

 Por onde começar

Comece pequeno, isso mesmo, primeiro pense no seu modelo de negócio, quanto tempo vai precisar para colocar todos os produtos online, quais as plataformas que vai utilizar, como vai divulgar, quanto vai poder investir de primeira, se vai precisar contratar pessoas para desenvolver o site para você e se o negócio é benéfico.

 Plataforma

Invista numa plataforma que suporte esse seu primeiro momento que ainda é uma introdução, para isso vale utilizar de sites como o wordpress que fornece layouts prontos e você apenas vai levar algum tempo para se familiarizar com o ambiente de trabalho e também para cadastrar cada um dos seus produtos.

Depois desse primeiro momento e já com as vendas melhores e aumentando será a hora de pensar num upgrade ou mudança para uma plataforma que comporte melhor as suas necessidades e principalmente a de seus clientes.

 Mailing

Tenha em mãos um mailing de pessoas que tenham o perfil do seu consumidor, para conseguir esse mailing você pode utilizar-se uma isca digital como e-books, vídeos e ou e-mail marketing. Além da chamada isca digital você também consegue comprar mailing de diversas empresas, no entanto é preciso tomar muito cuidado com a empresa com a qual vai trabalha e também com a periodicidade que vai entrar em contato com as pessoas dessa base.

Você já deve ter recebido aqueles e-mails de empresas ou até mesmo cursos e escolas sem saber como conseguiram o seu contato, e olha que algumas delas ainda mandam com o nome completo e até sabem se você possui curso superior. Estranho? Na verdade não, quando você entra e faz cadastro na internet – seja em redes sociais, sites, blog e qualquer outro – fica sujeito a esse tipo de captação de informações, principalmente quando deixa passar batidos os famosos termos de aceitação

Para envio de e-mail em massa dê uma olhada na ferramenta mailChimp (http://mailchimp.com/ ) , ela é gratuita para o envio de um numero x de e-mails.

Infraestrutura e confiança

loja virtual

Para obter a confiança de um comprador é preciso ser ágil e certeiro como uma flecha, normalmente a recomendação é de que o serviço de transporte seja terceirizado, pois garante a máxima na entrega se não no mínimo o seu ressarcimento por todo e qualquer prejuízo.

Entregas uma a uma e colocadas no correio podem sair caras, veja os planos que existem com transportadoras e deixe sempre o número de um motoboy guardado, podem haver clientes que queiram o produto entregue no mesmo dia e estejam dispostos a pagar por isso.

Além da entrega também é importante que toda a descrição dos produtos esteja no mínimo com o que ele é, quais os componentes, advertências e data de validade.

 O lançamento da sua loja

Esse pode ser o dia mais importante desde o nascimento da sua ideia de montar uma loja online, pois uma boa divulgação e pessoas aguardando por aquele portal faz com que a informação se propague e mais pessoas experimentem o seu serviço.

Além disso, pense na imagem da sua marca, uma vez que a loja é nova o consumidor vai procurar algum tipo de informação sobre a loja online para ver se ela é boa e se realmente existe, encontrando toda uma estratégia de divulgação, comentários e likes o consumidor já fica mais confiante, depois e isso é de suma importância, ele vai procurar um telefone, e-mail e qualquer canal que ele possa entrar em contato com a empresa.

Antes de lançar um site pode ser interessante que monte um blog e vá lançando conteúdo relevante, bem como informações sobre o seu produto.

 Suporte e foco no consumidor

Como foi dito acima é de suma importância que  consumidor consiga entrar em contato com a empresa de alguma forma e mais, que esse canal de comunicação seja rápido e a resposta eficiente. O cliente vai buscar a sua loja para satisfazer uma necessidade e não procurando mais problemas, por isso seja proativo, tenha soluções para todo e qualquer problema e deixe pessoas preparadas para vender o seu produto ou serviço.

Designer, chocólatra nata, devoradora de livros e apaixonada por tudo quanto é assunto voltado a marketing e desenvolvimento pessoal e profissional. Acredito numa nova geração feita por escolhas e mais, por pessoas cada vez mais proativas e cheias de vontade de vencer.

Faça seu comentário, tire sua dúvida e participe.

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