Email Marketing Como Estratégia De Divulgação Online

Email Marketing é uma excelente estratégia para quem trabalha fazendo propagandas e divulgando atividades, principalmente as relacionadas com e-commerce.

Por possuir baixo custo e conseguir maximizar a interação com potenciais clientes, os especialistas de mercado citam o email marketing como uma perfeita ferramenta de divulgação, baseando-se no fato de que mais de 70% das empresas americanas que passaram a utilizar esta estratégia apresentaram paralelamente maior retorno em seu número de vendas.

Segundo estimativa do mercado, calcula-se que o email marketing seja em um “futuro presente”, o responsável pela diminuição ou até mesmo extinção de publicidade na internet por meio de banners em sites, rich medi ou pop-ups.

Com grande potencial, o email marketing é uma ferramenta que deve ser usada com inteligência de negócio. Ele será uma espécie de invite, e será sua primeira apresentação (lembre-se que a primeira impressão é a que fica) junto ao cliente, portanto nada de achar que você poderá seguir os mesmos moldes de emails enviados a um amigo.

Estratégias de email marketing

O email marketing pode funcionar como uma excelente estratégia de divulgação de produtos ou serviços.

Sendo assim, devemos reforçar que erros ortográficos devem ser definitivamente banidos desta primeira apresentação ao seu público.

Para conseguir maior alcance de seus objetivos é imprescindível que ocorra previamente estudo de perfil do cliente que irá receber seu email-marketing, e MUITO importante: evite o uso de palavras que possam ser interpretadas como Spam. Lembre-se que nem todo mundo tem o hábito de visitar o Lixo Eletrônico, e mesmo os que o fazem podem demorar muito tempo para ter acesso ao seu conteúdo enviado.

Veja a seguir algumas dicas para conseguir sucesso utilizando o email marketing.

O Título De Seu Email É Sua Melhor Referência

O título de seu email é a primeira estratégia para atingir o cliente potencial, logo, é preciso garantir que ele seja atrativo e aguce a curiosidade de quem o receberá, entretanto, nada de criar títulos que nada tenham a ver com o conteúdo real enviado.

Você pode – e deve – utilizar as palavras-chave de sua publicidade, isso pode garantir um titulo que lhe forneça criatividade e desperte no cliente interesse pelo conteúdo.

Qualidade Supera Quantidade

Quando falamos de publicidade, marketing, falamos do contato com nosso cliente, e é esse contato que pode ser o fator crucial para o sucesso de seu business. Por isso, vale aqui a regra que dita: “Qualidade é mais importante que quantidade”.

Tenha certeza que atingir um cliente potencial é extremamente mais importante que atingir um grande número de pessoas que não tenham interesse em sua marca ou produto.

Um dos grandes problemas enfrentados por quem utiliza o email marketing é o que chamamos de falta de higienização de mailing, ou seja, manter uma lista de contatos inválidos, o que impedirá que seu conteúdo chegue em quem realmente importa.

Menos É Mais

Ainda no que tange qualidade, devemos ressaltar que envio de emails diários pode muitas vezes ser o “tiro pela culatra” que sua marca não precisa. Aqui aplicaremos o conceito do “menos é mais”.

A não ser que sua marca esteja trabalhando em alguma campanha que exija interação efetiva do público alvo e uma comunicação frequente, enviar muito conteúdo não será algo relevante para melhores resultados.

Email Marketing Não Serve Só Para Vender

Uma falsa impressão que alguns fazem do email marketing, é que ele deve ser usado apenas para quem atua no e-commerce realizando vendas online. Isso não é uma verdade.

O email marketing pode ser muito usual para envio de newsletter, onde você poderá repassar ao seu público alvo informações relevantes sobre o mercado em que sua marca atua, e inclusive para realizar pesquisas com clientes já fidelizados, e não permitir que sua marca caia no esquecimento.

Custo-Benefício

No que se refere a custo-beneficio, o email marketing assim como qualquer estratégia de negócio, pode sim apresentar riscos, portanto planejar bem sua utilização é a condição sine qua non (indispensável) para colher bons frutos de seu trabalho.

Dica De Ferramenta De Email Marketing

Uma ferramenta que indico, e que já utilizo há um ano para a geração de listas de email, captação de contatos, e envio de email marketing é a Aweber, que é uma das mais bem conceituadas do ramo.

A plataforma oferece a chance de obter um controle rigoroso sobre as mensagens enviadas. Você consegue saber quantas pessoas abriram aquele email, quantas clicaram no link enviado, dentre uma série de outras informações que a Aweber disponibiliza.

O diferencial deste software quando comparado a outros similares, é que justamente este sistema apresenta diversos recursos e capacidades interativas que não somente podem como devem ser exploradas ao máximo pelo empreendedor, para que consiga formatar suas listas de e-mails, e torná-las o mais otimizadas possível.

Clique abaixo e conheça esta ferramenta, ou cadastre-se por 30 dias gratuitos:

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Formada em Administração com ênfase em Comex. Atua nas áreas de empreendedorismo digital (blogs, adsense, adwords, youtube, copywriting). Frase: "Se você não está sendo chamado de louco, provavelmente não está pensando grande o bastante."Linda Rottenberg, Endeavor

2 Comentários
  1. Excelente artigo Bruna,

    O E-mail Marketing é uma ferramenta que na minha opinião nunca ficará obsoleta, pois possibilita relacionar com os potenciais clientes e criar uma confiança cada vez maior.

    É claro, precisa-se utilizar corretamente como foi ensinado nesse artigo. O que adianta um E-mail com mil técnicas se o título não é atrativo? Ou o que adianta um título mega atrativo mas um E-mail sem conteúdo?

    É uma estratégia eficiente para divulgação? Sem dúvida. Mas é preciso usá-la corretamente.

    Abraços!

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