6 Tipos comuns de empreendedores no Brasil

Em um país como o Brasil em que mais da metade da população pensou em ter um negócio próprio e em que há ao menos 5 milhões de pequenas empresas não poderiam faltar perfis diferentes de empreendedores.

Veja a seguir 6 dos perfis mais comuns de empreendedores do Brasil e com qual você se identifica:

1 – O corporativo

Esse é um empreendedor que trabalha para alguém ou alguma empresa, mas é o responsável por projetos específicos, respondendo por eles, comandando equipes e assim sendo a peça fundamental para seu desenvolvimento.

É um empreendedor comunicativo, com facilidade de se expressar, com o objetivo de crescer profissionalmente e também em busca de promoções e bônus. Pode ser chamado também de intraempreendedor.

2 – O social

É um perfil mais associado aos recém-formados ou jovens universitários que enxergam problemas que a área pública não consegue resolver e então oferecem tais serviços. É um perfil voltado ao bem social e a empresas societais.

Entenda empresas societais como aquelas que não só são ecologicamente corretas, como prestam serviços sóciais. É o caso da Natura que para lançar sua última linha Ecos ensinou uma tribo a cultivar os elementos que ela precisava, bem como deu a eles as máquinas e todo o suporte necessário. Por fim, todos os elementos plantados e cultivados por aquela tribo foram comprados para a fabricação dos produtos da linha ecos.

Nessa categoria o trabalho em equipe é fundamental, pois o objetivo em geral dos empreendedores com esse perfil é o de mudar o mundo e inspirar pessoas a realizar esse tipo de projeto social.

3 – Empreendedores do conhecimento

Esse perfil é o de alguém que tem profundo conhecimento sobre um determinado negócio ou área, dessa maneira conseguir faturar é apenas resultado de colocar tudo que sabe em prática. Em geral sabem empreender e fazer acontecer, de maneira sempre gradativa, trabalhando de maneira transparente com o seu conhecimento e se aperfeiçoando sempre que pode.

É mais comum que esse tipo de empreendedor trabalhe com escrita e editoriais.

4 – O público

São empreendedores que mesmo possuindo um serviço que segue uma determinada receita de bolo, procuram inovar e mostrar a que vieram. São proativos e cheios de vontades, curiosos e muito motivados, sempre buscando uma maneira de agregar para com a sociedade.

 5 – O franqueado e o Franqueador

Jamais desconsidere tais pessoas como empreendedores, pois eles possuem a iniciativa de comandar um negócio, procuram uma renda mensal média que depende do retorno de um investimento e são responsáveis por uma marca. Empreendem, aprendem e devem trabalhar de acordo com todos os objetivos de um empreendedor, é um nato negociador e saber como inovar em sua franquia, assim se diferenciando das demais.

 6 – O do negócio próprio

Este é o mais comum de todos os perfil, mas pode ser separado em três tipos, começamos pelo empreendedor nato que é aquele sonhador, com espírito de liderança e que se aproxima de um estilo visionário, é tido como um gênio, com comportamento e trajetória exemplar tal qual Bill Gates.

Temos também  o empreendedor serial, ele cria um negócio em razão de ser apaixonado pelo ato de empreender e não pelo seu objeto de empreendedorismo. Por último e não mais importante, o empreendedor normal, é aquele que planeja para minimizar os riscos e segue um plano estabelecido de maneira semântica e quase metódica.

Os perfis apresentados fazem parte de um estudo de  José Dornelas, especialista em empreendedorismo, que classificou os empreendedores em seu livro Empreendedorismo para Visionários.

 

Designer, chocólatra nata, devoradora de livros e apaixonada por tudo quanto é assunto voltado a marketing e desenvolvimento pessoal e profissional. Acredito numa nova geração feita por escolhas e mais, por pessoas cada vez mais proativas e cheias de vontade de vencer.

Faça seu comentário, tire sua dúvida e participe.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Como Ganhar Dinheiro Na Internet eBook
No Preview
3 Princípios Básicos Para Alcançar e Manter uma Renda Constante na Internet
Renda extra online
Vantagens Da Renda Direta, Mais Dicas
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
renda extra estudando
5 formas de ter uma renda extra como estudante
Redator freelancer
Redator Freelancer: Torne-se Um Profissional De Sucesso
Trabalho de casa
Vantagens De Trabalhar Em Casa
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
7 possibilidades de trabalhar em casa
7 possibilidades de trabalhar em casa
google-adsense
Anúncios Rentáveis: Dicas E Plugin
Vantagens de ter um blog
4 Vantagens De Ter Um Blog
como montar e ganhar dinheiro com blog
Como montar um blog e ganhar dinheiro
Dicas pra aumentar as visitas do seu blog
5 Dicas pra Aumentar as Visitas e Vendas do seu Blog! #A 4º é a Melhor
wikipedia
Wikipedia Como Grande Aliada no Empreendedorismo Digital
leadlovers
Gerencie Leads, Automatize seu Negócio Online e Aumente as Vendas
Escolha da profissão
Aprenda Montar a Sua Poderosa Máquina de Vendas Online
No Preview
Ideias Para Ganhar MUITO Dinheiro em 2017
No Preview
Quer Trabalhar no Google? Descubra Como Agora!
Como criar um ebook
Como Criar Um Ebook Em 5 Passos
No Preview
Livre-se das Dívidas e Realize seus Sonhos!
Escolha da profissão
Como Escolher Uma Profissão