Google Analytics- O Que É, Para Que Serve

Para quem ainda não conhece, o Google Analytics é um serviço gratuito oferecido pelo Google, o qual permite que você monitore com detalhes as visitas recebidas em seu blog ou site.

Dessa maneira, é muito mais prático descobrir quantas pessoas visitaram seu blog/site e ainda descobrir detalhes sobre o acesso, como por exemplo, de qual lugar do mundo estão partindo os principais acessos.

Antes da popularização do Google Analytics era impossível saber a sua média de acessos, ou saber qual seu principal público alvo.

google-analytics

Apesar de não parecer, monitorar as visitas recebidas em seu blog é muito importante, pois é baseado nesses números que você consegue avaliar se a estratégia que adotadou é a melhor ou se você deve modificar alguma coisa, quais são os artigos que tiveram uma boa performance, e até mesmo quem são seus parceiros mais relevantes, ou seja, aqueles que te dão maior retorno.

Algumas plataformas de blog/site já oferecem um serviço básico sem custo sobre as estatísticas de acesso, porém não é algo detalhado. Logo, você não consegue saber detalhes sobre os acessos, o que está se tornando cada vez mais importante. O blogger, por exemplo, informa as estatísticas de visitas. Caso precise de uma análise mais profunda, esses dados não serão úteis.

Neste momento é que entra o Google Analytics. Como seu próprio nome já diz, ele serve para realizar análises profundas sobre seus acessos. Ele é de simples configuração e possui um resultado poderoso.

É interessante instalar assim que colocar seu blog no ar, para que possa acompanhar sua evolução desde início.

Como Cadastrar O Site No Google Analytics

Basta acessar o endereço www.google.com/analytics, e fazer o seu cadastro. Lá você irá receber as demais instruções, pois deverá colocar o código de acompanhamento da ferramenta no código do seu site, ou utilizando um plugin.

A ferramenta disponibiliza uma lista dos sites que estão inscritos em sua conta.

Acesse os dados do site que deseja analisar, e você será direcionado a uma página que contém a visão geral do público-alvo. Ali estão dispostas inúmeras informações do seu site/blog. A partir deste momento você poderá acessar inúmeros dados sobre o tráfego de seu blog, na barra lateral esquerda. Os itens que estão dentro das categorias ou subcategorias abrem as consultas na ferramenta.

plataforma do analytics

A plataforma do Google Analytics é mais ou menos assim, e não se preocupe porque há versão em português. Este é apenas um demonstrativo para saber como é.

Você tem inúmeras opções de consultas. As mais simples são as consultas por períodos, como por exemplo: “Quantos visitantes tive no último mês?”. Essa pergunta pode ser respondida na categoria de “Relatórios Padrão”. Algumas informações, no início poderão confundir você, como:

  • Visitas: Trata-se do número de vezes que uma pessoa acessou o seu blog em um determinado período, independente do número de páginas que foi acessada. Se uma pessoa acessar seu site durante 30 dias sendo, 2 vezes por dia, você terá um total de 60 visitas.
  • Visitantes únicos: seguindo o conceito apresentado acima, é o número de pessoas que visitou o seu blog, de forma única, logo você conseguirá visualizar quem são leitores fidelizados.
  • Visitantes da página: trata-se do número total de páginas que foram visitadas por todas as pessoas que visitaram seu site/blog. Seguindo o primeiro exemplo, caso uma única pessoa tenha acessado 2 páginas em cada visita, serão contabilizadas 60 visualizações de página.

Isso é só o começo do que o Google Analytics pode fazer por você e pelo seu site/blog. Com ele, você conseguirá controlar todos os acessos e melhorar seus índices a cada dia, tornando o seu site/blog uma referência na categoria. Assim você estará no controle e poderá agradar seus usuários da melhor forma possível.

Formada em Administração com ênfase em Comex. Atua nas áreas de empreendedorismo digital (blogs, adsense, adwords, youtube, copywriting). Frase: "Se você não está sendo chamado de louco, provavelmente não está pensando grande o bastante."Linda Rottenberg, Endeavor

1 Comentário
  1. Muito interessante o site .

Faça seu comentário, tire sua dúvida e participe.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Como Ganhar Dinheiro Na Internet eBook
No Preview
3 Princípios Básicos Para Alcançar e Manter uma Renda Constante na Internet
Renda extra online
Vantagens Da Renda Direta, Mais Dicas
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
renda extra estudando
5 formas de ter uma renda extra como estudante
Redator freelancer
Redator Freelancer: Torne-se Um Profissional De Sucesso
Trabalho de casa
Vantagens De Trabalhar Em Casa
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
7 possibilidades de trabalhar em casa
7 possibilidades de trabalhar em casa
google-adsense
Anúncios Rentáveis: Dicas E Plugin
Vantagens de ter um blog
4 Vantagens De Ter Um Blog
como montar e ganhar dinheiro com blog
Como montar um blog e ganhar dinheiro
Dicas pra aumentar as visitas do seu blog
5 Dicas pra Aumentar as Visitas e Vendas do seu Blog! #A 4º é a Melhor
wikipedia
Wikipedia Como Grande Aliada no Empreendedorismo Digital
leadlovers
Gerencie Leads, Automatize seu Negócio Online e Aumente as Vendas
Escolha da profissão
Aprenda Montar a Sua Poderosa Máquina de Vendas Online
No Preview
Ideias Para Ganhar MUITO Dinheiro em 2017
No Preview
Quer Trabalhar no Google? Descubra Como Agora!
Como criar um ebook
Como Criar Um Ebook Em 5 Passos
No Preview
Livre-se das Dívidas e Realize seus Sonhos!
Escolha da profissão
Como Escolher Uma Profissão