As ideias que surgem na internet rendem bons resultados – às vezes, sem querer

Por que algumas grandes ideias não dão certo e outras que parecem tão banais viram sucesso de um dia para a noite? A resposta é simples: porque “caíram” no gosto popular. Nesta matéria publicada no Jornal A Gazeta em janeiro de 2012, você vai relembrar de alguns virais e memes que fizeram tanto sucesso que ultrapassaram as barreiras das redes sociais e se transformaram em comerciais de TV.

Parece “sem querer querendo”, como diz o personagem Chaves, mas histórias, publicidades e vídeos na internet fazem parte de um mercado com alta inteligência virtual. Em questões de segundos, uma mensagem, com aparência inocente, ganha as redes, movimenta negócios e gera lucros estrondosos. E o mais incrível: na onda dos virais ou memes surfam até empresas que nada tem a ver com o comercial.

O responsável pelo sucesso de uma informação nas mídias sociais não é da empresa de marketing. Pode-se creditar na conta do consumidor o título do disseminador de uma informação lucrativa. É ele na verdade quem escolhe o que é bom ou o que é ruim. Cabem às agências de publicidade apenas fazer jogadas para ver se elas “colam”.

Na tentativa de aproximar o internauta dos negócios, as companhias agem com esperteza ao humanizar suas campanhas de mídia, deixando-as longe dos métodos tradicionais. As empresas descobriram um novo mundo: não adianta só falar do seu negócio para arrebatar as mentes.

Por isso, acredite: nada circula na web por acaso. Para tornar uma publicidade em um viral de sucesso, empresas testam as ideias na internet e depois partem para TV e jornais.

Existem agências especializadas em marketing de guerrilha por trás de cada Twitter ou de compartilhamento de promoções no Facebook e Twitter. Aquelas empresas que não conseguem inovar fazem da agilidade uma virtude. Elas se aproveitam de virais com altíssima audiência para se comunicar e chamar a atenção do público.

A febre dos memes realmente começou sem querer, diz o especialista Erick Vils, da empresa de Tecnologia da Informação, WebSoftware. Agora, ela conseguiu quebrar a barreira entre o on-line e off-line.

A história da jovem Luíza – que dominou o Facebook, Twitter e YouTube e até se alastrar por telejornais, veículos impressos e rádios – passou um aspecto de naturalidade.

Para os especialistas, foi muito bem planejado o comercial em que o pai da garota, o colunista Geraldo Rabello, anunciava um empreendimento junto com sua família e no meio do vídeo soltava a frase: “menos Luíza, que está no Canadá”.

“Ao meu ver, no caso da Luíza, tinha técnicos por trás. Talvez pessoas influentes, formadoras de opiniões, foram contratadas para de propósito compartilhar a mensagem. Para mim, foi tudo muito bem pensado”.

Parasitas

O viral da Luíza foi um dos mais lucrativos entre os últimos memes. O bom resultado não ficou restrito à empresa que contratou o comercial, que vendeu três apartamentos de R$ 700 mil a R$ 1 milhão em seis dias. Vários negócios saíram ganhando.

A Luíza e seu pai, por exemplo, fecharam vários contratos. Rabello é protagonista de um comercial da Vivo. Luíza, além de estrelar novas campanhas, está atuando como artista, cobrando R$ 15 mil para presenciar uma festa.

Lojas virtuais, agências de viagens e até outras construtoras concorrentes tomaram posse da ideia para conquistar o seu lugar na piada. Mas nem sempre o meme de sucesso pode ser tão significativo assim para uma empresa. O viral até pode ficar marcado no mercado, mas no lado empresarial, o retorno pode ser baixo. Um bom exemplo disso é o comercial “pôneis malditos” da Frontier Nissan. 

A genial publicidade ficou tão famosa por seu conteúdo cômico que superou o mais importante: a divulgação do produto. “A empresa, por exemplo, podia ter dado um chaveiro ou uma pelúcia para cada pessoa que fizesse um teste-drive. Assim existiria uma associação da publicidade à marca”, diz Vils.

Hits tentam cativar os clientes

Nesse novo mundo digital, o consumidor é o hit. E às vezes, as empresas querer ganhar como lucro uma boa imagem para sua marca.

O analista de marketing da Vertigo, Gabriel Figueira, afirma que hoje as empresas querem trazer os clientes para dentro das companhias. “Elas tentam passar a imagem boa. Um exemplo é o Itaú, que usou um viral do bebê rasgando papel para se aproximar do cliente”, diz.

Outro detalhe é que as empresas ficam na expectativa de que os consumidores aproveitem uma ideia para fazer seu próprio conteúdo. “Os memes viraram algo de interesse público e as marcas já perceberam que o consumidor que fazer seu próprio conteúdo. Elas se aproveitam disso também”, acrescenta.

Depois de muito maltratar o consumidor, há companhias que começam a viver a era da gentileza. A Ruffles há pouco tempo recebeu queixas dos internautas sobre a quantidade de ar nos sacos de batata. A empresa respondeu com infográfico humorado, explicando porque o ar é necessário. No ano passado, o Bradesco respondeu a uma reclamação de um cliente com um poema e virou notícia positiva na internet.

Fonte: Gazeta Online

Jornalista carioca, mãe do Heitor, com mais de dez anos de experiência em geração de conteúdo para revistas, jornais e sites, principalmente nas áreas de saúde, alimentação, cultura, viagens e mercado de trabalho. Atuante também nas áreas de Assessoria de Imprensa, Mídias Sociais com conhecimento de SEO, Comunicação Interna e Comunicação Organizacional. Pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação (IGEC/Facha). Pós-Graduada em Comunicação com o Mercado (ESPM). Graduada em Jornalismo (Universidade Estácio de Sá). Meu portfolio, a quem interessar: http://ursulaneves.flavors.me/

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