Inflação: Como Ela Interfere Na Sua Vida

Um dos grandes vilões da economia tem assombrado ainda mais nos últimos meses, a inflação. Basta abrir as páginas dos jornais ou assistir aos noticiários que todas falam nisso em algum momento.

Mas você sabe exatamente o que é inflação e como ela interfere na economia, e principalmente na vida das pessoas no atual cenário do país?

Continue lendo e saiba mais.

O Que É Inflação

A inflação é caracterizada pelo aumento generalizado e persistente no valor dos preços. Sua correlação é: quanto maior, pior. Quando o índice de inflação chega à zero, considera-se que houve estabilidade dos preços.

inflação

Para medir a inflação, considera-se o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que, por sua vez, é o indicador acompanhando pelo Banco Central, e usado para apontar o custo de vida de famílias que possuem renda variante entre 1 a 40 salários mínimos. Seu resultado aponta qual a variação dos preços no comércio para o público final, e de acordo com este resultado é que se decide o aumento ou não da taxa de juros no país.

A inflação é divida em três tipos:

1. Inflação de Demanda

É caracterizada quando o volume de bens disponível no mercado é menor do que a procura (demanda) do consumidor. O resultado deste fenômeno é marcado pelo aumento dos preços do bem procurado.

A forma de combater este tipo de inflação é o aumento de oferta do bem, o que dificilmente é possível em curto prazo. Sendo assim, é mais comum que nestes casos, ocorra a diminuição da demanda.

2. Inflação de Custos

Neste caso, ocorre a estabilidade da demanda por determinado bem, mas o custo de produção do bem se eleva, o que pode ocorrer em virtude do aumento de salários de empregados envolvidos na produção, aumento de preços dos insumos, ou de fontes de energia necessários à produção.

É mais comum, nestes casos, que o fabricante repasse para o consumidor os custos de elevação da produção por meio de aumento dos preços. Caso contrário, resulta-se na redução de oferta da mercadoria, que por sua vez resulta-se novamente no aumento de preço do produto, uma vez que existe sua escassez no mercado.

Este é o tipo de inflação mais difícil de se combater.

3. Inflação Inercial

Também conhecida como Inflação psicológica, a inflação inercial pode não apresentar nenhum dos cenários citados acima (aumento da demanda, redução da oferta). Ela é caracterizada pela crença da população de que os preços permanecerão a subir.

Essa crença é fortalecida pelo que chamamos de indexação da economia, que é usada quando um determinado país apresenta índices crônicos de inflação. No caso de indexação da economia, pode acontecer de a inflação passada servir como parâmetro para aumento futuro de preços, mesmo quando as causas originais (aumento da demanda, redução da oferta) já tenham sido controladas. Quando isso acontece, a inflação tende a sofrer crescimento exponencial, atingindo a hiperinflação.

A Inflação No Nosso Dia A Dia

No dia a dia da maioria das pessoas a inflação é sentida nas atividades mais simples, como quando você vai ao supermercado, e percebe que, com o mesmo valor usado na última compra, você não consegue mais adquirir os mesmos produtos. Nestes casos, falamos que o poder de compra foi perdido.

Eventos climáticos ou fenômenos da natureza também interferem na movimentação da inflação. Atualmente, todo o país tem sofrido com a escassez de chuva e vivenciamos isso vendo o aumento de produtos como as hortaliças e similares.

O Brasil vive atualmente um cenário econômico desconfortável, o que tem culminado no aumento da inflação, e que tem sido sentido por todos os brasileiros.

Previsões Para 2016

Segundo as estimativas do Banco Central, é que o cenário inflacionário permaneça durante todo ano de 2015. Para 2016 a estimativa é que o cenário mude nos primeiros meses do ano.

Formada em Administração com ênfase em Comex. Atua nas áreas de empreendedorismo digital (blogs, adsense, adwords, youtube, copywriting). Frase: "Se você não está sendo chamado de louco, provavelmente não está pensando grande o bastante."Linda Rottenberg, Endeavor

Faça seu comentário, tire sua dúvida e participe.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Como Ganhar Dinheiro Na Internet eBook
No Preview
3 Princípios Básicos Para Alcançar e Manter uma Renda Constante na Internet
Renda extra online
Vantagens Da Renda Direta, Mais Dicas
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
renda extra estudando
5 formas de ter uma renda extra como estudante
Redator freelancer
Redator Freelancer: Torne-se Um Profissional De Sucesso
Trabalho de casa
Vantagens De Trabalhar Em Casa
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
7 possibilidades de trabalhar em casa
7 possibilidades de trabalhar em casa
google-adsense
Anúncios Rentáveis: Dicas E Plugin
Vantagens de ter um blog
4 Vantagens De Ter Um Blog
como montar e ganhar dinheiro com blog
Como montar um blog e ganhar dinheiro
Dicas pra aumentar as visitas do seu blog
5 Dicas pra Aumentar as Visitas e Vendas do seu Blog! #A 4º é a Melhor
wikipedia
Wikipedia Como Grande Aliada no Empreendedorismo Digital
leadlovers
Gerencie Leads, Automatize seu Negócio Online e Aumente as Vendas
Escolha da profissão
Aprenda Montar a Sua Poderosa Máquina de Vendas Online
No Preview
Ideias Para Ganhar MUITO Dinheiro em 2017
No Preview
Quer Trabalhar no Google? Descubra Como Agora!
Como criar um ebook
Como Criar Um Ebook Em 5 Passos
No Preview
Livre-se das Dívidas e Realize seus Sonhos!
Escolha da profissão
Como Escolher Uma Profissão