Mesada, será que ela realmente funciona?

Receber mesada tem sido visto com algo saudável até mesmo por psicólogos, esses que afirmam que quanto antes a criança tiver contato com o dinheiro melhor será sua relação com ele no futuro. É forçar uma criança a se introduzir na educação financeira, decidir com o que pode gastar, se é hora de poupar, traçar metas e assim por diante.

Essa é uma experiência que tem tudo para acrescentar tanto na vida dos pais quanto da própria criança, aos pais cabe uma orientação primária, dando opções de compra, explicando o que é a economia e observando a maneira como o filho vai lidar com essa nova fase de decisão. Já as crianças, deixam aquele aprendizado primário do que é o dinheiro que aprenderam na escola e tomam para si um impasse de com que e como gastar o dinheiro e até mesmo se é hora de gastar.

 

Qual é a hora de começar a dar mesada?

É recomendado que a mesada ou semanada seja dada a partir dos sete anos de idade, introduzida calmamente na atividade da criança como se fosse algo natural, elas precisam entender que é um processo evolutivo quanto a sua vida, algo que vem por mérito e tem que ser bem cuidado.

Não associe a mesada a atividades de casa ou da escola

Essa é uma dica fundamental, pois a criança deve ser educada de maneira que saiba que como todo mundo ela tem direitos e deveres. Suas tarefas de casa e ajudar com uma coisa ou outra não devem ser vistas como algo que sempre será remunerado, não de primeira!

Não use a mesada como uma chantagem e sim como uma gratificação, um voto de confiança e uma maneira de ensinar a sua criança de que está na hora de lidar com o dinheiro, esse que será tão importante em sua vida e que já o mantém mesmo que ele ou não trabalhe para tê-lo.

Responsabilidade para com a família e atividades escolares são uma obrigação, pelo menos até certa idade quando as crianças são tão suscetíveis a mudanças de hábitos e mimos. Claro, depois de uma certa idade, principalmente a adolescência é possível remunerar seu filho ou filha por tarefas que teria que pagar a outra pessoa para fazer, como passar roupas, lavar e até mesmo limpar a casa.

Oriente sem decidir pela criança

Seu filho disse que quer um controle de vídeo game novo e você vê que é hora de incentivar o controle do dinheiro e dar a mesada? Faça isso, mas sempre orientando para mostrar o que é o dinheiro, quanto ele vale, o que pode ser feito e não o obrigando ou levando-o a comprar ou fazer o que você quer.

Depois de ensinar o caminho é hora de deixá-lo livre para decidir, mesmo que seu primeiro ato seja gastar tudo em doces e chocolates, mais tarde a criança vai perceber que foi algo passageiro e que outras coisas mais duradouras podem ser compradas, então prepare-se para dizer não quando ele pedir mais dinheiro antes do dia da próxima mesada e também para responder a todas as questões quanto ao dinheiro.

Incentive o hábito de poupar

Para começar é preciso demonstrar o que são objetivos a curto e longo prazo. Que tal pegar um pedaço de papel e pedir que ele diga duas coisas que gostaria de compras, uma delas que é mais fácil de alcançar e outra um pouco mais difícil e consequentemente mais cara, depois cole os papeis em caixas ou garrafas e mostre a ele opções de produtos, os preços, quanto ele vai ter que poupar para cada um dos objetivos e vale até mesmo ajudar, desde que ele cumpra suas tarefas e consiga poupar.

Dê dicas, mas também deixe que ele exagere e perceba que se continuar exagerando não vai conseguir o que quer, da mesma forma, se ver que ele não está cumprindo com o trato deixe de ajudar e cumpra somente com o dinheiro prometido da mesada, sempre explicando o porque de tudo.

Fonte: Infomoney

 

Designer, chocólatra nata, devoradora de livros e apaixonada por tudo quanto é assunto voltado a marketing e desenvolvimento pessoal e profissional. Acredito numa nova geração feita por escolhas e mais, por pessoas cada vez mais proativas e cheias de vontade de vencer.

Faça seu comentário, tire sua dúvida e participe.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Como Ganhar Dinheiro Na Internet eBook
No Preview
3 Princípios Básicos Para Alcançar e Manter uma Renda Constante na Internet
Renda extra online
Vantagens Da Renda Direta, Mais Dicas
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
renda extra estudando
5 formas de ter uma renda extra como estudante
Redator freelancer
Redator Freelancer: Torne-se Um Profissional De Sucesso
Trabalho de casa
Vantagens De Trabalhar Em Casa
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
7 possibilidades de trabalhar em casa
7 possibilidades de trabalhar em casa
google-adsense
Anúncios Rentáveis: Dicas E Plugin
Vantagens de ter um blog
4 Vantagens De Ter Um Blog
como montar e ganhar dinheiro com blog
Como montar um blog e ganhar dinheiro
Dicas pra aumentar as visitas do seu blog
5 Dicas pra Aumentar as Visitas e Vendas do seu Blog! #A 4º é a Melhor
wikipedia
Wikipedia Como Grande Aliada no Empreendedorismo Digital
leadlovers
Gerencie Leads, Automatize seu Negócio Online e Aumente as Vendas
Escolha da profissão
Aprenda Montar a Sua Poderosa Máquina de Vendas Online
No Preview
Ideias Para Ganhar MUITO Dinheiro em 2017
No Preview
Quer Trabalhar no Google? Descubra Como Agora!
Como criar um ebook
Como Criar Um Ebook Em 5 Passos
No Preview
Livre-se das Dívidas e Realize seus Sonhos!
Escolha da profissão
Como Escolher Uma Profissão