O que é empreendedorismo digital?

Com o mercado online no Brasil em franca expansão, principalmente nos últimos quatro anos, muitas pessoas abandonaram seu negócio físico para se transformar em um empreendedor digital. Mas, o que vem a ser isso?

Empreendedorismo digital é o desenvolvimento de um modelo de negócios para a comercialização de um produto ou a prestação de um serviço através da internet com a finalidade de ganhar dinheiro.

Mas, por onde começar?

O primeiro passo é escolher um nicho de mercado em que você tenha alguma experiência ou conhecimento. De nada adianta, por exemplo, escolher o nicho de moda se você é o do tipo de pessoa que coloca a primeira roupa que vê no armário e nunca foi a um desfile de moda na vida.

Definido o nicho de mercado, o próximo passo é escolher como conseguir visibilidade para atrair clientes e patrocinadores. Existem várias formas de ganhar dinheiro na web, como criar um site ou um blog e escrever sobre um tema que você goste muito.

A experiência da “Melhor Mãe do Mundo”

Foi pensando assim que Osay Rodrigues criou o blog “Melhor Mãe do Mundo”, que recebe a média de 5 mil visitas por dia. Especialista em Marketing Empresarial e formada em Marketing Digital, Osay teve a ideia do blog durante a sua gravidez. Ela buscava orientações sobre a maternidade em vários blogs e grupos virtuais, mas nunca conseguia as informações de que realmente precisava. No decorrer de sua busca, Osay começou a imaginar que poderia escrever um blog que incluísse as suas experiências do dia-a-dia e ajudar as mães de primeira viagem, como ela. Além disso, este poderia ser o caminho a seguir, caso decidisse realmente sair do emprego após a licença-maternidade.

Osay revela que a receita do blog vem dos anunciantes e com o Google Adsense, além das consultorias que surgem através da visibilidade conseguida através do blog “Melhor Mãe do Mundo”. O investimento inicial do empreendimento foi de apenas mil reais, gasto com a personalização do blog e anúncios no Facebook para atrair os primeiros seguidores para a fan page.

A blogueira buscou orientação de grupos nas redes sociais e com blogueiros mais experientes antes de começar a escrever. “A maior preocupação é que o leitor entenda exatamente o que estou escrevendo. Percebi que alguns médicos escrevem para outros médicos, não para as mães. Outro ponto forte é a postagem de conteúdos de interesse público. Abro espaço para que os pais enviem suas dúvidas inbox para que elas sejam publicadas na página e comentadas por outros pais. Quando o tema é muito debatido, busco mais informações com especialistas na área e produzo um post sobre o assunto”, diz Osay.

Dicas da “Melhor Mãe do Mundo”

A dica de Osay Rodrigues é elaborar um plano de negócios antes de colocar a página na internet. Segundo ela, o plano a ajudou muito na análise dos blogs existentes no mercado e a encontrar o que seria o seu diferencial. “Vale ressaltar que dificilmente o retorno financeiro virá de um dia para o outro. Para ser blogueiro é necessário ter espírito empreendedor, persistência, foco e uma renda paralela ou uma reserva financeira, como em qualquer outro negócio, até que o blog e os demais projetos envolvidos comecem a dar o retorno esperado”, ressalta.

Conheça outras formas de ganhar dinheiro na internet:

Como ganhar dinheiro com revendas de sites/blogs

É possível ganhar dinheiro trabalhando online revendendo sites ou blogs para empresas, profissionais autônomos e pessoas físicas. O mais fácil é que você não precisa entender nada sobre como criar sites. Seu trabalho consistirá em exclusivamente indicar o site a empresas, amigos e familiares, e ganhar uma boa comissão.

Como ganhar dinheiro com o Facebook

Você não precisa ter um site ou blog para ter lucro na web. Basta criar uma fan page no Facebook. O esquema é o mesmo: escolher um tema que você goste de escrever dentro do nicho de mercado definido e postar conteúdo de qualidade para criar o interesse dos leitores e fidelizar seu público. Com a visibilidade da sua página em alta, você pode publicar anúncios de produtos relacionados ao tema da fan page e receberá uma comissão por cada venda realizada.

Como ganhar dinheiro com o Youtube

É possível ganhar muito dinheiro no Youtube com publicidade divulgando vídeos. Você pode criar seu próprio canal e o configurar para que os vídeos passem a exibir anúncios antes da exibição do seu conteúdo e a cada clique recebido você recebe uma comissão. Será preciso criar uma conta no Google Adsense para integrar a sua conta no Youtube. Um dica: os tipos de vídeos que mais fazem sucesso na web atualmente são os tutoriais, os videologs e os de games.

Como ganhar dinheiro com Infoprodutos

Graças ao baixo custo de produção e de distribuição, comercializar infoprodutos é hoje em dia uma das melhores formas de ganhar dinheiro na internet. É possível criar seu próprio infoproduto como livros digitais, vídeo aulas e produtos em áudio, e distribuí-lo gratuitamente em plataformas de afiliados como o Hotmart. Além de comercializar seus próprios produtos, você pode ganhar comissão ajudando outras pessoas a venderem suas criações.

Como ganhar dinheiro com franquias virtuais

Com investimento inicial baixo e possibilidade de retorno rápido, conforme o seu desempenho, as franquias virtuais podem ser uma ótima porta de entrada para o seu próprio negócio online. Outra vantagem é que os produtos já foram testados e aprovados pelo mercado oferecendo, assim, maior credibilidade ao negócio. Seu trabalho será apenas divulgar o produto e receber uma comissão pelas vendas realizadas através do seu site personalizado.

Como ganhar dinheiro com lojas virtuais

Montar uma loja virtual pode ser uma boa opção de fonte de renda. Para isso, você precisará fazer um plano de negócios para identificar oportunidade em nichos exclusivos de mercado, além de buscar um sistema seguro de pagamento. A preparação da logística e a da divulgação também são etapas importantes para colocar a sua loja virtual em funcionamento.

Como ganhar dinheiro com o Google Adsense

O Google Adsense é uma ferramenta que possibilita que proprietários de sites/blogs ganhem dinheiro com seus conteúdos através da exibição de anúncios, banners ou links de textos de empresas que anunciam seus produtos/serviços no Google através do sistema de publicidade Google Adwords. Uma grande vantagem é que o pagamento é feito em dólar.

Como ganhar dinheiro com programas de afiliados

Não é necessário possuir um site/blog para começar a lucrar com o programa de afiliados. Também não será preciso pagar nenhuma taxa de adesão, pois a maioria dos programas de afiliados não cobra por este serviço. Basta se cadastrar e começar a divulgar. Existem quatro maneiras básicas de ganhar dinheiro com programas de afiliados: comissões por vendas, cadastro, cliques ou impressões.

Ao se cadastrar em um programa de afiliado, você terá um painel personalizado para ter acesso a peças de divulgação como banners, vídeos, links e e-mails prontos além do controle do seu desempenho como visualizar seus status de comissões, cadastros e saldos disponíveis para o saque.

Jornalista carioca, mãe do Heitor, com mais de dez anos de experiência em geração de conteúdo para revistas, jornais e sites, principalmente nas áreas de saúde, alimentação, cultura, viagens e mercado de trabalho. Atuante também nas áreas de Assessoria de Imprensa, Mídias Sociais com conhecimento de SEO, Comunicação Interna e Comunicação Organizacional. Pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação (IGEC/Facha). Pós-Graduada em Comunicação com o Mercado (ESPM). Graduada em Jornalismo (Universidade Estácio de Sá). Meu portfolio, a quem interessar: http://ursulaneves.flavors.me/

1 Comentário
  1. Gostei do conteúdo! O empreendedorismo digital a vida de muitas pessoas, inclusive a minha.

    Se quiser dar uma olhada no meu blog, pode ficar a vontade!

    empreendereserlivre.com.br

Faça seu comentário, tire sua dúvida e participe.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Como Ganhar Dinheiro Na Internet eBook
No Preview
3 Princípios Básicos Para Alcançar e Manter uma Renda Constante na Internet
Renda extra online
Vantagens Da Renda Direta, Mais Dicas
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
renda extra estudando
5 formas de ter uma renda extra como estudante
Redator freelancer
Redator Freelancer: Torne-se Um Profissional De Sucesso
Trabalho de casa
Vantagens De Trabalhar Em Casa
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
7 possibilidades de trabalhar em casa
7 possibilidades de trabalhar em casa
google-adsense
Anúncios Rentáveis: Dicas E Plugin
Vantagens de ter um blog
4 Vantagens De Ter Um Blog
como montar e ganhar dinheiro com blog
Como montar um blog e ganhar dinheiro
Dicas pra aumentar as visitas do seu blog
5 Dicas pra Aumentar as Visitas e Vendas do seu Blog! #A 4º é a Melhor
wikipedia
Wikipedia Como Grande Aliada no Empreendedorismo Digital
leadlovers
Gerencie Leads, Automatize seu Negócio Online e Aumente as Vendas
Escolha da profissão
Aprenda Montar a Sua Poderosa Máquina de Vendas Online
No Preview
Ideias Para Ganhar MUITO Dinheiro em 2017
No Preview
Quer Trabalhar no Google? Descubra Como Agora!
Como criar um ebook
Como Criar Um Ebook Em 5 Passos
No Preview
Livre-se das Dívidas e Realize seus Sonhos!
Escolha da profissão
Como Escolher Uma Profissão