Os 7 Principais Fatores do SEO Para Vídeos no Youtube

Você gostaria de deixar seus vídeos em primeiro lugar no Youtube? Você gostaria de aumentar em mais de 270% o faturamento do seu negócio, seja ele qual for?

Atualmente, como você deve saber, o Youtube é o segundo maior buscador do mundo e está crescendo disparadamente a cada dia que passa, fazendo nos convencer claramente que devemos estudar cada vez mais as técnicas de SEO disponíveis de graça na internet.

Por isso, hoje eu quero lhe mostrar os 6 principais fatores do seo para vídeos que farão você obter todos esses benefícios que citei acima em larga escala, e ainda mantê-los por muito tempo a favor do seu empreendimento online, independente das mudanças que aconteçam no algoritmo do Google.

Como ganhar dinheiro com youtube

1º Fator – Nome do Arquivo do Vídeo Coerente

Sabia você, que mais de 90% dos empreendedores digitais não aplicam esse simples conceito? Eu também não aplicava, mas depois que descobri o problema que isso causava em cada vídeo que eu enviava, parei de imediato!

Se você trabalha com o nicho de Beleza, por exemplo, e quer adicionar um vídeo que fala sobre “Como Cachear os Cabelos em Casa”, é óbvio que o nome do arquivo do vídeo do seu computador deve ter o mesmo título antes de enviar ao Youtube.

Por quê? Muito simples: o Youtube privilegia a organização e coerência, e posiciona melhor o vídeo de acordo com a pesquisa do usuário, e se o seu conter o mesmo termo que a pessoa digita, terá mais chances de ser encontrado. Eu digo isso, pois normalmente quando se baixa um arquivo dessa mesma rede social, os nomes podem não vir de acordo com o seu gosto e ainda por cima, com erros de ortografia, (dependendo do canal onde se baixa) o que acaba sempre te prejudicando. Isso também acontece com vídeos próprios, portanto sempre edite o nome do arquivo antes de fazer o upload.

2º Fator do SEO Para Vídeos – Detalhes Técnicos

Aqui me refiro especificamente àqueles que fazem A GRANDE diferença, que no caso são:

  • o título do vídeo
  • a descrição
  • as tags

No título, você deve levar em consideração a principal palavra chave que o usuário pesquisa. Ela pode ser head tail, ou long tail, ou seja, cauda curta ou cauda longa e deve estar sempre à esquerda do vídeo. Também é bacana utilizar sinônimos, para que o algoritmo entenda que você sabe entregar um conteúdo profundo ao usuário, ou seja, bem detalhado.

Na descrição, forneça o MÁXIMO de informações possíveis sobre o seu vídeo, com todos os detalhes que você encontrar, e ainda por cima, utilize links relevantes, principalmente do seu site ou daquele que você é parceiro, e também daqueles que apontam às redes sociais. Muita gente se engana achando que não precisa ser detalhista, mas o fato é que o algoritmo do Youtube ainda “não sabe” ler vídeos e posicioná-los de acordo com o conteúdo em áudio contido nele, por isso se baseia na descrição.

Já nas tags, utilize a palavra chave principal sempre na esquerda, ou seja, por primeiro. O buscador também lê da esquerda para a direita e privilegia os vídeos que contiverem tags principais na primeira posição. As demais que forem semelhantes (do mesmo campo semântico), vá adicionando normalmente na sequência.

3º Fator – Número de Likes em Cada Vídeolikes no vídeo

Esse é um dos principais! Sabia que mesmo se um canal for novo, mas contiver um número significativo de likes e baixo de dislikes, o mesmo terá posição privilegiada nas buscas, mesmo tendo poucos inscritos no canal? Isso porque o algoritmo Youtube entende que a maioria dos usuários estão gostando do conteúdo mostrado e poucos não estão gostando.

Esse é um dos “segredinhos filé” das técnicas de seo para vídeos, e se você quiser rankear nas primeiras posições, foque nela que dá certo!

4º Fator – Número de Assinantes no Canal

Pra te falar a verdade, eu pensava que esse fator era mais importante que o anterior, mas de acordo com minhas experiências percebi que não. Por incrível que pareça, o número de assinantes é sim, muito importante para rankear vídeos, mas não é o que decide na hora do “vamos ver quem ganha” quanto a posição individual de cada um no momento de pesquisa do usuário. É um fator que serve basicamente para informar ao algoritmo se o seu canal tem autoridade ou não.

Saiba que um canal sem autoridade e com apenas 1 semana de vida, mas com grande número de likes, sai na frente de outro que possuir mais assinantes e menos likes em cada vídeo individualmente. Experiência própria!

5º Fator – Número de Compartilhamentos

Nas técnicas de SEO para vídeos, essa aqui tem uma eficácia muito parecida com a terceira e caso se torne viral, aí você fica famoso(a) rapidinho! 🙂

A abrangência/alcance no Youtube é tão grande e está tão conectada à outras redes sociais, que seu vídeo pode viralizar da noite pro dia, literalmente!

Mas claro, isso só vai ocorrer seu o seu vídeo tiver realmente um ótimo conteúdo, e para isso, ele precisa:

  • chamar a atenção nos primeiros segundos com algo que diferencie o seu negócio dos outros;
  • solucionar um problema ou ‘matar’ a curiosidade;
  • ter simpatia, firmeza e seriedade;
  • prova social e pessoal.

6º – Número de Comentários

Participação dos usuários É TUDO! Para comprovar, compare uma sala de aula onde há alunos tímidos e outra onde há alunos espontâneos e participativos. Agora pense e responda: qual das duas terá um melhor desempenho e relevância no aprendizado e também destaque na escola?

Óbvio que será a segunda, e com os vídeos não é diferente! Se você quer seus vídeos alcancem a primeira posição e fiquem por lá durante MUUUUUUUITO tempo, peça para as pessoas comentarem, seja para tirar dúvida, dizer se gostou ou não, etc. Você pode fazer isso de duas formas:

  • através das anotações presentes do campo editorial;
  • você mesmo pedindo, caso prefira gravar vídeos próprios.

7º Fator – Número de Visualizações

Pimba, chegamos no segundo mais importante! Embora este seja o fator que informa ao algoritmo se o seu vídeo foi mostrado para muitas pessoas, ainda assim não é tão importante quanto o número de likes, por exemplo. Porém, consta significativamente na hora de rankear, isso é lógico.

Você pode fazer uma comparação básica fazendo uma pesquisa e comparando os números mostrados em cada vídeo, só pra comprovar o que estou te dizendo.

E Aí, Gostou e Aprendeu Algo Relevante Hoje?

Se sim, comprove isso através dos comentários aqui embaixo. Aguardo sua participação ein, não saia daqui com dúvidas!

Um grande abraço e até mais!

Especialista em Desenvolvimento de Conteúdo e Gestão de Negócios Digitais.

Faça seu comentário, tire sua dúvida e participe.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Como Ganhar Dinheiro Na Internet eBook
No Preview
3 Princípios Básicos Para Alcançar e Manter uma Renda Constante na Internet
Renda extra online
Vantagens Da Renda Direta, Mais Dicas
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
renda extra estudando
5 formas de ter uma renda extra como estudante
Redator freelancer
Redator Freelancer: Torne-se Um Profissional De Sucesso
Trabalho de casa
Vantagens De Trabalhar Em Casa
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
7 possibilidades de trabalhar em casa
7 possibilidades de trabalhar em casa
google-adsense
Anúncios Rentáveis: Dicas E Plugin
Vantagens de ter um blog
4 Vantagens De Ter Um Blog
como montar e ganhar dinheiro com blog
Como montar um blog e ganhar dinheiro
Dicas pra aumentar as visitas do seu blog
5 Dicas pra Aumentar as Visitas e Vendas do seu Blog! #A 4º é a Melhor
wikipedia
Wikipedia Como Grande Aliada no Empreendedorismo Digital
leadlovers
Gerencie Leads, Automatize seu Negócio Online e Aumente as Vendas
Escolha da profissão
Aprenda Montar a Sua Poderosa Máquina de Vendas Online
No Preview
Ideias Para Ganhar MUITO Dinheiro em 2017
No Preview
Quer Trabalhar no Google? Descubra Como Agora!
Como criar um ebook
Como Criar Um Ebook Em 5 Passos
No Preview
Livre-se das Dívidas e Realize seus Sonhos!
Escolha da profissão
Como Escolher Uma Profissão