Poupança É Uma Boa Opção De Investimento?

Abrir uma conta poupança é a primeira opção que muitas pessoas têm em mente quando o assunto é garantia financeira futura. Poupar é definido por especialistas como: “acumular valores no presente para utilizá-los no futuro”.

Seria esta uma boa opção de investimento? Saiba estas e outras curiosidades a seguir.

Rendimento Da Poupança

O cálculo de rendimento da poupança é realizado baseando-se na remuneração básica que considera a TR (Taxa Referencial) mais 0,5 pontos percentuais. Este cálculo é estabelecido na Carta-Circular 2.726 de 23/03/1997.

O ciclo de rentabilidade da poupança é mensal e é calculado com base na data em que foi realizada a aplicação, ou seja, se você realizou a primeira aplicação no dia 01, o depósito terá correção monetária no dia 01 do mês seguinte à aplicação.

Investir na poupança

Se você posteriormente realizar nova aplicação no decorrer do mês, esta nova operação terá uma nova data base de cálculo para fins de rentabilidade, o que fará com que as aplicações passem por correções em dias separados.

Vale A Pena Aplicar Dinheiro Na Poupança?

Em tempos de crise é comum que muitas pessoas se voltem para questões financeiras, dando maior atenção ao que antes podia não estar tanto no radar. Ter uma boa educação financeira não é algo fácil. É preciso ter foco para economizar, no cenário econômico atual, onde a inflação acelera cada vez mais o aumento de preços, se torna ainda mais evidente a necessidade de fazer economias se você não deseja “ficar no vermelho”.

Entretanto, ao contrário do que acredita a maioria das pessoas, a poupança é um método de investimento pouco rentável. Alguns especialistas afirmam que a popularidade da adesão à poupança está mais associada a fatores culturais do que realmente ao retorno obtido com o montante aplicado.

A exemplo dos fatores culturais que circundam a usabilidade da poupança, temos a chamada, “poupança velha” – que compreende as aplicações feitas antes de 4 de maio de 2012 – . Antes da elevação de juros a “poupança velha” poderia até ser considerado um bom investimento, visto que em 2012 ela possuía rendimento líquido de 6,17% ao ano, isento de IR, mas o aumento da taxa SELIC fez com que ocorresse sua depreciação.

Com a alta dos juros, a poupança se torna um investimento ainda pior. Isso porque colocar seu dinheiro em poupança fará unicamente que você o proteja da inflação. Ao pensar em investir na poupança, pense em curto prazo, pois os rendimentos da mesma só valem a pena caso você precise retirar o dinheiro em um prazo de 1 a 3 meses após realizar a aplicação.

Leia também: Onde Investir 100 mil de forma segura?

Outro grande mito que gira em torno da poupança, é que ela é um investimento totalmente seguro. Caso ocorra do banco no qual seu dinheiro esteja aplicado decretar falência, será possível recuperar os investimentos de até R$250.000,00, e essa regra só torna-se exceção para as aplicações feitas na CEF (Caixa Econômica Federal) que tem garantia do governo de retirada de 100% do valor investido em caso de quebra do banco.

Conclusão

Utilizar a poupança como fonte de rendimentos não é a melhor opção para quem deseja de fato, atingir seguridade futura. O mercado financeiro atualmente já dispõe de muitos outros métodos de investimentos, que podem ser aderidos de modo até mais simples que a poupança, a exemplo de CDB (Certificado de Deposito Bancário), Títulos Públicos (Tesouro Direto) e LCI (Letras de Crédito Imobiliário).

Embora agora talvez você já tenha entendido o porquê a poupança não é algo tão rentável, e assim você já pode abrir sua mente para novos investimentos.

Ressalto que não temos a intenção de afirmar que a poupança é um mau negócio. No que tange a investimento, ele pode ser usual, caso você possua pouco dinheiro para iniciar o investimento, ou não queira se dar o trabalho de fazer um estudo mais detalhado, e um certo acompanhamento de sua aplicação.

Formada em Administração com ênfase em Comex. Atua nas áreas de empreendedorismo digital (blogs, adsense, adwords, youtube, copywriting). Frase: "Se você não está sendo chamado de louco, provavelmente não está pensando grande o bastante."Linda Rottenberg, Endeavor

Faça seu comentário, tire sua dúvida e participe.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Como Ganhar Dinheiro Na Internet eBook
No Preview
3 Princípios Básicos Para Alcançar e Manter uma Renda Constante na Internet
Renda extra online
Vantagens Da Renda Direta, Mais Dicas
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
renda extra estudando
5 formas de ter uma renda extra como estudante
Redator freelancer
Redator Freelancer: Torne-se Um Profissional De Sucesso
Trabalho de casa
Vantagens De Trabalhar Em Casa
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
7 possibilidades de trabalhar em casa
7 possibilidades de trabalhar em casa
google-adsense
Anúncios Rentáveis: Dicas E Plugin
Vantagens de ter um blog
4 Vantagens De Ter Um Blog
como montar e ganhar dinheiro com blog
Como montar um blog e ganhar dinheiro
Dicas pra aumentar as visitas do seu blog
5 Dicas pra Aumentar as Visitas e Vendas do seu Blog! #A 4º é a Melhor
wikipedia
Wikipedia Como Grande Aliada no Empreendedorismo Digital
leadlovers
Gerencie Leads, Automatize seu Negócio Online e Aumente as Vendas
Escolha da profissão
Aprenda Montar a Sua Poderosa Máquina de Vendas Online
No Preview
Ideias Para Ganhar MUITO Dinheiro em 2017
No Preview
Quer Trabalhar no Google? Descubra Como Agora!
Como criar um ebook
Como Criar Um Ebook Em 5 Passos
No Preview
Livre-se das Dívidas e Realize seus Sonhos!
Escolha da profissão
Como Escolher Uma Profissão