Renda Fixa- Como Investir?

Obter uma renda fixa é o objetivo da maioria dos cidadãos, especialmente em momentos de crise, quando vemos diariamente notícias sobre o crescimento das taxas de desemprego no país.

Muitos têm ouvidos sobre isso nestes tempos de reforma previdenciária, mas você sabe realmente do que se trata o termo renda fixa?

O Que É Renda Fixa?

Renda Fixa é um tipo de investimento que se caracteriza por uma remuneração ou retorno de certo capital investido dimensionado no ato da aplicação.

renda-fixa

A renda fixa não é considerada um tipo de investimento de risco

Neste caso, o investidor sabe desde o momento da compra de determinado ativo financeiro qual o valor que ele irá receber no fim do prazo do investimento, seja este retorno considerado em valor nominal, também chamado de pré-fixado, ou por variação de índice, também chamado de pós-fixado.

A renda fixa se diferencia das compras de ações pelo fato de esta segunda não possuir garantia de aumento do valor investido, por isso o investimento em compra de ações é considerado um investimento de risco.

Leia também: Onde Investir 100 mil de forma segura?

Classificações das aplicações

As aplicações em Renda Fixa possuem duas classificações.

Tipo de Emissor

Divididos em títulos públicos (governo) e privados (empresas);

Rentabilidade

Pré-fixados e pós-fixados.

Os rendimentos pré-fixados são marcados pelo fato de que o investidor conhecerá previamente qual será a taxa de retorno de sua aplicação, uma vez que a mesma fica acertada no momento da aplicação.

Já nos casos de aplicações pós-fixadas ,o inverso ocorre, ou seja, o investidor só terá ciência da rentabilidade do investimento na data de vencimento e a rentabilidade passar por variação em conformidade com as oscilações dos índices financeiros que a determina.

É importante, entretanto, salientar que o investimento em renda fixa, não anula por completo a não variação da rentabilidade.

O que acontece na verdade, é que com a renda fixa as oscilações ocorridas são praticamente imperceptíveis e ocorrem de acordo com a variação da cotação do título investido no mercado financeiro.

Tipos De Investimento Em Renda Fixa

Os investimentos em Renda fixa possuem algumas modalidades, as quais serão citadas a seguir alguns exemplos:

Caderneta de Poupança

O cálculo da poupança é realizado com base no TR (taxa referencial), mais 0.5%%. Para realizar o calculo você deverá somar a TR de cada, mais a 0,5% para saber qual o rendimento conseguido.

CDB

O CDB (Certificado de deposito bancário) são títulos privados, eles são exclusivamente emitidos pelos bancos, o que os diferencia das debêntures que podem ser emitidas por outras instituições/empresas.

Os investimentos em CDB são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Credito) até o limite de R$ 250.000,00.

Debêntures

As debêntures são títulos privados emitidos por empresas que visam captar no mercado recursos com juros menores do que os que são oferecidos por bancos.

Este tipo de investimento têm risco maior que o apresentado pelos CDBs, portanto é muito importante que haja previamente uma boa pesquisa sobre a idoneidade de empresa.

Atualmente já existem debêntures que podem ser adquiridas por até R$ 1.000,00. Antigamente elas só podiam ser adquiridas por grandes investidores, em virtude da exigência de um valor mínimo para aplicação que era maior que o praticado na atualidade.

Títulos Públicos

Os títulos públicos são utilizados para captação de recursos para financiamento da divida pública, em sua maioria para financiar atividade do Governo Federal como saúde, infraestrutura e educação.

Com o investimento em títulos públicos, o banco se torna o intermediário entre você e o Tesouro Nacional, cobrando por este serviço de administração.

A grande vantagem do investimento em títulos públicos é que a liquidez do investimento é garantida pelo Tesouro Nacional. Eles possibilitam também o investimento em títulos de curto, médio e longo prazo. Os investimentos de até dois anos são considerados de curto prazo. Já os de cinco anos, de médio, e os investimentos de 20 anos são classificados como títulos de longo prazo.

Formada em Administração com ênfase em Comex. Atua nas áreas de empreendedorismo digital (blogs, adsense, adwords, youtube, copywriting). Frase: "Se você não está sendo chamado de louco, provavelmente não está pensando grande o bastante."Linda Rottenberg, Endeavor

Faça seu comentário, tire sua dúvida e participe.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Como Ganhar Dinheiro Na Internet eBook
No Preview
3 Princípios Básicos Para Alcançar e Manter uma Renda Constante na Internet
Renda extra online
Vantagens Da Renda Direta, Mais Dicas
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
renda extra estudando
5 formas de ter uma renda extra como estudante
Redator freelancer
Redator Freelancer: Torne-se Um Profissional De Sucesso
Trabalho de casa
Vantagens De Trabalhar Em Casa
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
7 possibilidades de trabalhar em casa
7 possibilidades de trabalhar em casa
google-adsense
Anúncios Rentáveis: Dicas E Plugin
Vantagens de ter um blog
4 Vantagens De Ter Um Blog
como montar e ganhar dinheiro com blog
Como montar um blog e ganhar dinheiro
Dicas pra aumentar as visitas do seu blog
5 Dicas pra Aumentar as Visitas e Vendas do seu Blog! #A 4º é a Melhor
wikipedia
Wikipedia Como Grande Aliada no Empreendedorismo Digital
leadlovers
Gerencie Leads, Automatize seu Negócio Online e Aumente as Vendas
Escolha da profissão
Aprenda Montar a Sua Poderosa Máquina de Vendas Online
No Preview
Ideias Para Ganhar MUITO Dinheiro em 2017
No Preview
Quer Trabalhar no Google? Descubra Como Agora!
Como criar um ebook
Como Criar Um Ebook Em 5 Passos
No Preview
Livre-se das Dívidas e Realize seus Sonhos!
Escolha da profissão
Como Escolher Uma Profissão