Você faz linkagem interna em seu blog?

A linkagem interna nada mais é que linkar outros artigos, categorias ou páginas de um mesmo site. Essa é uma poderosa técnica de SEO e talvez por ser tão simples de implementar muitas pessoas não a fazem. É comum ver as pessoas gastarem muita energia e tempo para construir backlinks e esquecerem de fazer linkagem interna.

Se você não conhece o potencial de fazer um trabalho de linkagem interna, veja dois dos principais benefícios dessa prática.

Diminuição da taxa de rejeição e aumento de page views: Se você faz o trabalho corretamente, linkando artigos, páginas ou categorias relacionadas em seu conteúdo, as chances daquele link ser clicado aumenta e com isso a taxa de rejeição do seu site ou blog automaticamente diminui e, em consequência disso os page views do seu site ou blog vão aumentar.

É possível aumentar o pagerank com a linkagem interna:  Como já citado nesse artigo, muitas pessoas se preocupam muito com estratégias para construir links externos, ou famosos backlinks, e acabam por não fazerem linkagem interna ou fazem sem dar a devida importância.

Saiba que a linkagem interna faz parte e é muito importante na estratégia de linkbuilding e ajuda a aumentar o pagerank das paginas que recebem o link.

Não há desculpas para não fazer linkagem interna

Talvez você não faz linkagem interna por não saber quais páginas linkar no momento em que publica um determinado artigo. Saiba que esse processo é muito simples, sabe aquela seção de artigos relacionados no final dos artigos do seu blog? Então, você pode imaginar o trabalho de linkagem interna como essa seção, só que ao invés dos artigos relacionados no final dos artigos você irá linkar seus outros artigos, páginas ou categorias dentro do seu artigo. Com o tempo e a prática esse processo se torna tão natural que você nem perceberá que estará fazendo.

No exemplo abaixo veja que tenho o artigo “programa de afiliados cursos 24 horas” e dentro do conteúdo há a palavra “programa de afiliados” onde usando essa palavra chave criei um link para a categoria “programa de afiliados” do meu blog.

linkagem interna

Linkagem interna no WordPress

Para você que usa o WordPress, o trabalho de linkagem interna se torna muito mais fácil. O WordPress oferece em apenas dois cliques a possibilidade de linkar seus outros artigos. Na tela de edição do post, arraste o mouse grife a ou as palavras chave que deseja linkar e clique no ícone “inserir/editar link”, ainda no exemplo citado acima, na linkagem para o programa de afiliados, confira o exemplo na ilustração abaixo.

linkagem interna no wordpress

Repare que há uma opção chamada “Ou link para o conteúdo existente” onde é apresentado uma lista com os artigos do seu blog, onde para linkar para clicar no conteúdo. Muito fácil não? Ainda tem um campo para pesquisar um artigo caso não esteja listado ali.

Seus links parecem links?

Seu link deve parecer de fato link, deve mostrar para seu leitor de uma forma destacada que naquelas palavras tem um link. Recomendo mudar a cor de seus links e ou se possível, insira uma borda pontilhada abaixo das palavras. Veja que aqui no blog os links são verdes, e ao passar o mouse sobre as palavras linkadas há uma mudança de cor e também aparece uma borda abaixo. Dessa forma fica muito claro que aquela palavra com cor diferente é um link.

linkagem de conteúdo

Considerações finais

Agora você já sabe da importância da linkagem interna e também viu como é fácil de aplicar. Mas cuidado, não exagere, não comece a espalhar muitos links em seus artigos pois em excesso vão atrapalhar a leitura. É importante evitar cometer erros que causam punições do Google. Faça de forma consciente e útil, linke apenas conteúdos relacionados ou complementares e você com certeza irá colher os frutos dessa poderosa técnica.

Até a próxima.

Desenvolvedor apaixonado por automação de negócios digitais, empreendedorismo, SEO e WordPress. Prezo muito pela minha liberdade, hoje trabalho quando, como e onde eu quiser. Criei esse blog para compartilhar minhas experiências, dar dicas para você também criar seu próprio negócio digital do zero e conquistar a tão sonhada liberdade financeira.

1 Comentário
  1. andre carlos cabrera 8 de setembro de 2013 Responder

    Boa dica gostei bastante continue postando conteúdo assim abraço!!!

Faça seu comentário, tire sua dúvida e participe.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Como Ganhar Dinheiro Na Internet eBook
No Preview
3 Princípios Básicos Para Alcançar e Manter uma Renda Constante na Internet
Renda extra online
Vantagens Da Renda Direta, Mais Dicas
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
renda extra estudando
5 formas de ter uma renda extra como estudante
Redator freelancer
Redator Freelancer: Torne-se Um Profissional De Sucesso
Trabalho de casa
Vantagens De Trabalhar Em Casa
Imagem site Dinheiro na Internet 649x307
Bom Negócio para seu Futuro – Aprenda como Ganhar Dinheiro na Internet com o Programa de Afiliados
7 possibilidades de trabalhar em casa
7 possibilidades de trabalhar em casa
google-adsense
Anúncios Rentáveis: Dicas E Plugin
Vantagens de ter um blog
4 Vantagens De Ter Um Blog
como montar e ganhar dinheiro com blog
Como montar um blog e ganhar dinheiro
Dicas pra aumentar as visitas do seu blog
5 Dicas pra Aumentar as Visitas e Vendas do seu Blog! #A 4º é a Melhor
wikipedia
Wikipedia Como Grande Aliada no Empreendedorismo Digital
leadlovers
Gerencie Leads, Automatize seu Negócio Online e Aumente as Vendas
Escolha da profissão
Aprenda Montar a Sua Poderosa Máquina de Vendas Online
No Preview
Ideias Para Ganhar MUITO Dinheiro em 2017
No Preview
Quer Trabalhar no Google? Descubra Como Agora!
Como criar um ebook
Como Criar Um Ebook Em 5 Passos
No Preview
Livre-se das Dívidas e Realize seus Sonhos!
Escolha da profissão
Como Escolher Uma Profissão