Se você precisa de mais visitas para o seu site, estas dicas de SEO podem ajudar bastante a alavancar os seus resultados.
Quem trafega pelo mundo do Marketing Digital, sejam blogueiros, webmasters, ou qualquer pessoa que tenha em uma página da web uma estratégia para alavancar seus negócios, sem dúvida alguma, já ouviu em algum momento sobre SEO.
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em tradução livre é: Otimização Para Motores de Busca. É considerado o conjunto de técnicas para melhor posicionar uma página Web em uma busca realizada na internet, como no Google ou Yahoo.
A utilização destas técnicas é o ponto de partida de grande importância para seu sucesso na web. Acontece que iniciantes neste meio digital, e em alguns casos até mesmo quem já participa deste universo há algum tempo, tem dificuldade no momento de aplicar técnicas SEO de modo eficaz.
Para quem tem alguma dúvida, ou para quem deseja começar, acompanhe a seguir 4 Dicas de SEO Para Otimizar Seu Site.
Veja também 5 Dicas Poderosas Para Aumentar o Tráfego do seu Site/Blog.
Dicas De SEO
1. Palavras-Chave
Conheça bem seu site, e busque as palavras-chave que melhor se adequam ao seu conteúdo.
O primeiro passo para otimizar suas páginas é escolher as palavras-chave que definem seu conteúdo, ou seja, os termos mais prováveis que um internauta usará no momento em que acessar o Google para uma pesquisa.
Para facilitar as escolhas de seus termos, o Google disponibiliza uma ferramenta muito eficiente, o Google Adwords, onde você consegue analisar a concorrência dos termos que utilizará. Nas pesquisas utilizadas no Google Adwords, a ferramenta apontará os termos com maior e menor concorrência. Para alavancar o retorno de suas páginas nas pesquisas, foque nos termos de menor concorrência. É claro, que ainda assim você poderá trabalhar as palavras mais concorridas, mas elas não precisarão ser o foco de seu trabalho.
2. Análise Das Palavras
Agora que você já sabe quais as palavras devem ser utilizadas em seu texto para apontar aos mecanismos de busca sobre qual conteúdo sua página trata, é hora de efetivamente produzir seu conteúdo.
Neste momento, é necessário atenção para distribuir as palavra-chave ao longo do texto. É esta distribuição que irá definir a densidade de seus termos. A palavra-chave principal deve atingir densidade máxima de 5% dentro do conteúdo, e é necessária bastante atenção a este item, pois repetir estas palavras à revelia em seu texto pode ser interpretado pelos mecanismos que você esteja se preocupando unicamente com o ranqueamento do seu site e não com o conteúdo da publicação.
Em muitos casos isso pode fazer com que seu site seja até mesmo banido. Para melhor distribuir a palavra-chave escolhida sem criar um texto repetitivo e irrelevante, você pode alterná-la por sinônimos ou plurais, por exemplo.
3. Utilização Da Tag Heading
As tags Heading funcionam como marcadores dentro de um texto para Web, facilitando assim a leitura dos mecanismos de busca quanto ao conteúdo desenvolvido. Quanto menor o numeral que acompanha a tag, maior importância que o conteúdo entre a tag terá dentro da página.
Neste caso, considere que o título da página deve vir entre a tag H1, os subtítulos que tratam os elementos importantes para composição ou reforço da idéia tratada na página, quando houver, devem ser acompanhados pela tag H2, e assim consecutivamente. Como no exemplo abaixo:
4. Social Signals
Atualmente, uma das melhores formas para mensurar o engajamento de um determinado conteúdo é o feedback que os usuários das redes sociais oferecem, através dos likes, comentários e compartilhamentos.
Quanto mais o público se interessa por um determinado assunto, mais comentários e compartilhamentos este conteúdo terá nas redes sociais. Por isso, o social signal é um direcionador que atualmente é bastante considerado para ranqueamento de uma página na web.
O Social Signals foi recentemente incluído nos algoritmos do Google para realizar este rastreamento, portanto quem quer se posicionar bem nos mecanismos de busca é indispensável a presença nas mídias sociais.