Ao longo de nossa jornada como blogueiro sempre buscamos as melhores formas para promover nossos blogs, estamos sempre antenados as novidades e boas práticas de otimização almejando a sonhada primeira posição no Google.
Muitos blogueiros querem o sucesso a qualquer custo e em tempo recorde, mas com tanta ambição acabam cometendo erros primários e nunca chegam onde querem devido as severas punições do Google. Se você preza pela imagem do seu blog e quer ter sucesso online, é importante ficar atento para não cometer erros infantis prejudicando seu blog perante ao Google e também seus leitores.
Preparei uma lista com os piores 6 erros que causa punições do Google para seu blog, confira cada um com atenção, são 6 práticas que o Google não gosta. Se você comete algum dos erros listados trate de considerar sua forma de otimizar e promover seu blog ou depois não reclame que uma punição pesada foi injusta.
1. O Google não gosta de troca de links excessivas
Na verdade a troca de links é comum, natural e sadia. Por exemplo, sites que falam sobre culinária podem trocar links com outros sites que também tem culinária como tema. Em um artigo sobre uma receita italiana pode se ter um link para a categoria de receitas italianas de outro site de culinária, este é um bom exemplo. Agora, se este mesmo site começa a ter links de sites que falam sobre futebol por exemplo, o Google pode ver isso como uma tentativa de criar links não naturais e se de fato ele achar isso acontece, punição!
2. O Google não gosta de links de afiliados
Em meados de 2007, Matt Cutts que é funcionário do Google, explicou que vender anúncios e com links pagos ou escrever análises de produtos por dinheiro podem prejudicar seu o ranking do seu blog.
Se o Google descobre links de afiliados em seu blog pode deduzir que você escreve artigos apenas para promover produtos de afiliados e com isso te puni. Isso não impede que você crie artigos otimizados ou resenhas sobre produtos de afiliados, mas você deve sempre utilizar o atributo rel=”nofollow” em todos os links de afiliados. Outra coisa importante é mascarar o links de afiliados personalizando a url.
Aqui no blog recentemente escrevemos um artigo que ensina como personalizar links de afiliados, aliando essa técnica com o atributo rel=”nofollow” seu blog estará livre desse tipo de punição. Veja um exemplo de um link com e sem rel=”nofollow”:
Link sem rel=”nofollow” <a href=”http://seulinkdeafiliado.com”>Link de afiliado</a>
Link com rel =”nofollow” <a href=”http://seulinkdeafiliado.com” rel=”nofollow” >Link de afiliado</a>
Comece a aplicar isso em seus links de afiliados e banners de afiliados, assim você evitará esse tipo de punição que figura nosso segundo lugar.
3. O Google não gosta de artigos patrocinados ou pagos que passam PageRank
Se você for disponibilizar um espaço em seu blog para publicidade ou até mesmo oferecer artigos patrocinados em que o interessado te paga para escrever um artigo a fim de promover algo, fique atento. Neste caso basta seguir a regra do rel=”nofollow”, um grande exemplo é o escola dinheiro que oferece esse tipo de publicidade, em todos os links e banners utilizam o atributo rel=”relnofollow”, siga este exemplo ok?
4. O Google não gosta de links de diretórios de baixa qualidade
Se você está submetendo artigos com links para seu blog em sites de diretórios de artigos fique atento. Não que essa não seja uma boa prática, mas você deve selecionar a dedo os diretórios de artigos, verifique se eles fazem algum controle de qualidade antes de publicarem e não se preocupe apenas se os diretórios tem um bom Pagerank.
Fique atento também na quantidade, nada de exagerar e submeter muitos artigos no intuito de conseguir muitos links. Isso não vai te levar a nada pois diretórios de artigos vem perdendo cada vez mais relevância para o Google, a dica que te deu é de não perder tempo escrevendo artigo para diretórios, é muito melhor focar em escrever para seu próprio blog ou até mesmo Guest Post.
5. Cuidado com links de texto âncora otimizados e em excesso
Para explicar é difícil, vou dar um exemplo que é melhor e mais fácil:
“Há muitas opções de celulares no mercado. Se você quer um bom celular tem que visitar nossa loja. Em nossa loja você pode visitar nossa seção de notebooks.”
Na boa, deu para entender, se você tem artigos com esse tipo de frase, cheias de links com textos ancoras exatos, você com certeza está convidando o algoritmo de Spam do Google a fazer uma visitinha no seu blog.
6. Cuidado com a forma que você faz Guest Post
Não há problema nenhum em fazer Guest Post, é uma das melhores práticas para se conseguir back links atualmente. O problema é prática com excesso com o propósito de conseguir backlinks com textos âncoras otimizados. Isso é muito comum em blogs de amigos, inclusive vejo muitos links em sidebars e rodapés apontando para outros blogs, cuidado que o Google pode não ver isso com bons olhos.
A dica é: se ofereça para Guest Post se realmente for contribuir com artigo rico em informação, exclusivo e relevante. E se você recebe Guest Posts em seu blog, faça uma lista de regras básicas para aceitar e publicar um artigo de terceiros, e ainda assim revise o conteúdo antes de publica-lo. Recomendo a leitura do artigo publicado pela agência conversion – Guest Blog o guia definitivo.
Não é difícil seguir as boas práticas de SEO, otimizar seu blog de forma ética e correta só depende de você e, basta querer. Sabe de mais alguma prática que é fatal para tomar uma punição do Google? Comente abaixo e também compartilhe esse artigo com seus amigos blogueiros, junte-se a nós prol de uma internet melhor para todos. Até a próxima.
Dicas essenciais e que deveria ser seguida por todos!
Ao menos eu tento.
bjo e obrigada!!
É Valquiria, a dica é ficar antenado as mudanças e recomendações do Google.
Sucesso no gambar.com.br muito legal o blog e o layout também. (:
Obrigada.bjo
Direto, simples e claro. Mas, poucos seguem estas dicas e depois reclamam de suas punições.
Basta entrar no fórum do webmaster do Google e ver um montão de pessoas pedindo explicações por que seus sites foram punidos.
Gostei de seu artigo Ricardo, continue sempre assim.
Abs
Davi
bom dia Rodrigo
tenho 03 sites na internet e vejo concorrentes sempre melhores que eu.
vc faz este tipo de trabalho ou me indicaria alguem ou algum curso bom para isso ?
desde ja agradeço parceiro !
Muito bom artigo Ricardo!
Realmente devemos seguir as regras do Google e tomarmos bastante cuidado com que fazemos e publicamos no nosso blog, senão, simplesmente podemos ter o nosso blog penalizado pelo o Google.
Abs.
OLá seus dicas estar sendo muito valiosas.
mais eu queria saber de uma coisa, eu coloco sim links de afiliados nos meus artigos, mais em termos um pouco parecidos com produto que estou promovendo, será que isso pode ser prejudicial??
ex: meu produto é emagrecer e meu link no meu do texto é(perca peso)
isso pode trazer problemas?
obrigado pela atenção desde já!!
Márcio Aurélio
Olá Márcio,
No caso não tem problema, mas você deve aplicar o rel=”nofollow” quando for usar links de afiliados. Seu link de afiliado ficaria assim assim: