Uma das grandes curiosidades de quem trabalha no meio digital é saber como criar um Ebook.
Não é novidade que as mídias digitais têm cada vez mais ganhado espaço. A busca por acesso a informação tem criado um grande senso de urgência nas pessoas, que anseiam por acesso rápido e fácil a dados que necessitam, seja para estudar ou agregar algum tipo de conhecimento que torne mais prático o dia a dia.
Criar um e-book é uma boa opção para quem quer divulgar seu conhecimento em algum assunto específico, e pode ser utilizado até mesmo pelo autor de algum romance que ainda não foi publicado por não ter conseguido apoio de editoras, mas que deseja que sua obra chegue às mãos do público. Em casos como estes, apostar na criação e-books pode ser a salvação.
É importante dizer que um ebook contempla todas as características de um livro impresso, para ser considerado um produto de qualidade. Mas detém a característica da mobilidade que o torna uma ótima opção, pois seu público poderá fazer a leitura no próprio notebook, smartphone ou tablet, carregando-o no próprio bolso. Atualmente, estima-se que cerca de 9,5 milhões de pessoas já aderiram à leitura de e-books.
Se você quer saber mais e aprender como criar um ebook, fique atento às respostas que daremos para algumas dúvidas comuns, e que poderão lhe ajudar no desenvolvimento de seu livro digital.
Dicas para a criação de E-books
1. Onde escrever o ebook?
O aplicativo mais usual para criação de um ebook é o próprio Microsoft Word. Basta escrever todo o conteúdo, e formatá-lo dando atenção especial às Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Depois, basta converter o arquivo para PDF.
Caso esteja sem tempo, você pode contratar um redator freelancer para ajudá-lo nesta tarefa.
2. Devo inserir artigos de meu blog?
Tenha em mente que quem procura a leitura de um e-book, busca conteúdo gerado por quem se posiciona como especialista em um determinado assunto. Portanto, é importante passar informações relevantes ao seu público alvo.
Se você já possui um blog que fala sobre como ganhar dinheiro na internet, por exemplo, e vai criar um ebook para o mesmo segmento, não há nada errado em inserir em seu livro digital alguns capítulos com o conteúdo de posts de seu blogs, dando preferência àqueles que tiveram maiores números de acesso.
3. Precisarei investir em design de capa?
Como já citado, o fato do e-book ser uma mídia digital, não tira a responsabilidade de desenvolver um produto de altíssima qualidade.
Portanto, investir tempo e criatividade na hora de escolher o design de capa ou demais ilustrações, é uma etapa fundamental, e devem ser consideradas todas as características que tornam um livro físico mais interessante.
4. Vantagens de criar um ebook
Saber como criar um ebook é uma oportunidade de renda extra. Pense que a divulgação do mesmo também pode ter custos baixíssimos, ou até mesmo custo zero, se você souber onde divulgá-lo.
Outra vantagem, é que a elaboração do conteúdo é gratuita, pois você utiliza softwares que provavelmente já estão instalados em seu computador.
Um livro digital também não exigirá custos com logística de transporte. Isso influencia de forma positiva sobre a quantidade de pessoas que você poderá atingir, de forma simultânea. Seus leitores podem através de um simples clique, ter acesso ao seu conteúdo.
5. Diferenças entre o Ebook E Um Livro Convencional
Em um ebook você pode inserir diversos links, seja de conteúdo complementar, assim como vídeos e áudios que tornam a leitura de seu conteúdo mais dinâmica. Isso é o que mais diferencia positivamente um ebook de um livro convencional.
Custos de produção editorial não são baixos. Os ebooks tem custos ao menos 30% menores do que a produção de livros impressos.