Como escolher uma profissão? Esta não é uma pergunta tão simples de ser respondida. Em sua profunda avaliação ela elenca uma série de fatores e critérios que variam de indivíduo para indivíduo no momento de bater o martelo e definir qual caminho profissional irá seguir.
Para alguns, o peso de sua escolha estará na oportunidade de conciliar vida pessoal e profissional. Para outros, os fatores financeiros serão os norteadores na tomada de decisão.
Escolher uma profissão não é algo inerente apenas a quem deseja ingressar no mercado de trabalho. Muitas pessoas que já possuem carreiras consolidadas podem em algum momento se deparar com a necessidade de mudança, e se verem perante o dilema de escolher um novo itinerário que a carreira tomará.
Mas será que escolher uma profissão deve de fato ser um dilema tão difícil de ser dominado? Veja a seguir algumas dicas que irão lhe direcionar no processo.
6 Dicas De Como Escolher Uma Profissão
1- Dedique Tempo Ao Autoconhecimento
Escolher a profissão que irá lhe completar exige uma dose considerável de autoconhecimento.
Saber quais são suas características mais fortes, bem como quais são suas oportunidades de desenvolvimento é fundamental. Quando tiver que escolher uma profissão, comece refletindo, sobre quais são seus valores, suas habilidades, e sobre o que você gosta de fazer.
2- Reconheça Suas Qualidades
Identifique o que você faz de melhor. Para isso, analise sobre o comportamento adotado por você em determinadas situações.
Imagine, por exemplo, que você foi convidado a promover a festa de um amigo. Em quais atividades você se percebe mais confortável realizando: o planejamento do evento, o preparo dos comestíveis, a divulgação para os amigos…
Procure identificar nesta atividade quais as qualidades que você nota serem mais fortes, como poder de persuasão, comunicação, etc.
3- Faça Um Teste Vocacional
Muitas pessoas desconsideram isso, ou acham algo banal a ser feito, mas realizar testes vocacionais pode ser uma bússola para quem sente dificuldades na escolha de uma profissão.
Alguns consultórios de psicologia oferecem este serviço. Há também universidades que o faz gratuitamente.
4- Pesquise Sobre A Futura Profissão
Um dos grandes erros no momento de escolher a profissão é não investir tempo para pesquisar sobre a mesma. Isso é muitas vezes o fator de maior desmotivação de um profissional ativo.
É muito importante em seu processo de escolha, entender como acontece o dia-a-dia de um profissional da área que você escolheu para atuar, entender o funcionamento do mercado e como os profissionais da área são absorvidos para ocupar as vagas, qual o plano de carreira que pode ser seguido. Para isso, busque contato com quem já atua na área, participe de palestras que tratem de temas relacionados à profissão desejada.
5- Busque Inspirações Em Pessoas Que Você Admira
Observar seus ídolos, sejam eles uma artista ou alguém do seu convívio diário, pode ser outro forte norteador sobre características que talvez nem você ainda tenha notado que possua.
Busque essas pessoas para um bate papo, entenda como elas se relacionam com a vida profissional, entreviste para saber porque escolheram determinada carreira e tente encontrar pontos em comum entre vocês que poderão ser auxiliares para tomar sua decisão profissional.
6- O Que Você Queria Ser Quando Crescesse
Tudo bem que quando somos crianças não entendemos nada sobre a sistemática da vida adulta. Vivemos mais de sonhos que de realidade.
Nosso imaginário é uma linha infinita no horizonte. Mas tente se perguntar porquê quando você era criança você desejava ser médico, bombeiro ou astronauta.
Porque mesmo que inconscientemente determinadas profissões lhe inspirassem, qual o ponto em comum entre ela – ou elas – e as opções que você acredita possuir hoje na vida adulta? Busque encontrar o tal “fio da meada” que poderá desenrolar todo o dilema da sua escolha.
Seguir estas dicas de como escolher uma profissão com certeza irá ajudar nesta empreitada que nem sempre é fácil, mas que deve ser levada a sério. Do contrário, você pode acabar se tornando um profissional frustrado como tantos que não se formaram naquilo que tanto sonhavam.