Em tempos de alta inflação buscamos economizar ainda mais, e daí a necessidade de se abordar temas como a economia doméstica.
Para algumas pessoas, assuntos relacionados a maneiras de como economizar acabam gerando uma conotação negativa, quando poderia ser motivo de satisfação por mais uma conquista atingida.
Uma associação com decisões e escolhas mais sustentáveis podem ser feitas. Esta é uma abrangência do assunto que visa não só a economia, mas a qualidade de vida. Tais escolhas podem proporcionar impactos positivos ao meio ambiente.
Por isso, algumas dicas de economia relacionadas ao consumo de energia elétrica, água, supermercado, entre outros, são essenciais não só para reduzir as despesas, mas para garantir que as futuras gerações encontrem um meio ambiente propício a vida.
Dicas de economia doméstica
No Brasil, grande parte do fornecimento da energia elétrica é dado através das hidrelétricas. Com os desequilíbrios ambientais, a água torna-se um recurso cada vez mais escasso e, por isso, os famosos apagões em várias regiões no país foram assuntos polêmicos algum tempo atrás.
Por isso é que, de acordo com a lei da oferta e demanda, os preços da energia elétrica se tornarão cada vez maiores.
1 – Economia em energia elétrica
O Brasil tem um potencial imenso para geração de energia elétrica por meio da energia solar. A incidência de insolação é altíssima em relação a Alemanha, por exemplo, que utiliza a energia solar como fonte alternativa mesmo não tendo esse benefício como nosso país. A região nordeste é particularmente a região com maior incidência e, por isso, hoje os maiores projetos em energia solar encontram-se nesta região.
Uso de Alternativas Ecológicas
Muitos prédios e residências já utilizam painéis solares para a geração de energia elétrica. Algumas casas fazem ainda o uso de baterias como complemento aos painéis solares ou à rede elétrica convencional, para atender a demanda de energia no período noturno.
Apesar do custo para este sistema de energia ainda ser caro, está cada vez menor devido ao aumento da concorrência entre as empresas que o disponibilizam.
Desligar luzes e aparelhos
Se você ficar mais de 2 dias afastado de sua residência, lembre-se de desligar os aparelhos que ficam em standby. Outra dica é substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes.
Uso de eletrodomésticos
O uso de aparelhos como o ferro de passar, máquina de lavar roupas e louças são frequentes na maioria das residências, principalmente os dois primeiros.
A principal dica relacionada ao uso desses 3 itens, é procurar reunir o máximo de peças a cada uso.
2 – Economia de Água
Evite lavar a calçada frequentemente. As calçadas devem ser varridas, e se precisar ser lavada, procure usar baldes de água que foram dispensadas da máquina de lavar.
Deixar as torneiras abertas por muito tempo também podem levar ao desperdício.
3 – Economia nas compras de supermercado
Elabore o cardápio da semana
Ao montar o cardápio, você conseguirá saber o que precisa comprar no supermercado, e será capaz de criar uma lista de compras organizada para evitar que alguns alimentos estraguem, caso faça compras em excesso.
Horário do supermercado
Procure ir quando estiver acabado de se alimentar. Quando você vai ao supermercado com fome, tende a comprar além do necessário.
Pesquisa de preços
Antes de decidir por um produto, pesquise as alternativas antes de colocar no carrinho. Há excelentes produtos que são mais baratos, porém de marcas desconhecidas, mas que podem atender igualmente as suas necessidades.
Você consegue seguir essas dicas de economia doméstica no seu dia a dia? Deixe seus comentários.
Texto enviado por Cristiane Gouget do blog Guarde Dinheiro.