Email Marketing é uma excelente estratégia para quem trabalha fazendo propagandas e divulgando atividades, principalmente as relacionadas com e-commerce.
Por possuir baixo custo e conseguir maximizar a interação com potenciais clientes, os especialistas de mercado citam o email marketing como uma perfeita ferramenta de divulgação, baseando-se no fato de que mais de 70% das empresas americanas que passaram a utilizar esta estratégia apresentaram paralelamente maior retorno em seu número de vendas.
Segundo estimativa do mercado, calcula-se que o email marketing seja em um “futuro presente”, o responsável pela diminuição ou até mesmo extinção de publicidade na internet por meio de banners em sites, rich medi ou pop-ups.
Com grande potencial, o email marketing é uma ferramenta que deve ser usada com inteligência de negócio. Ele será uma espécie de invite, e será sua primeira apresentação (lembre-se que a primeira impressão é a que fica) junto ao cliente, portanto nada de achar que você poderá seguir os mesmos moldes de emails enviados a um amigo.
Sendo assim, devemos reforçar que erros ortográficos devem ser definitivamente banidos desta primeira apresentação ao seu público.
Para conseguir maior alcance de seus objetivos é imprescindível que ocorra previamente estudo de perfil do cliente que irá receber seu email-marketing, e MUITO importante: evite o uso de palavras que possam ser interpretadas como Spam. Lembre-se que nem todo mundo tem o hábito de visitar o Lixo Eletrônico, e mesmo os que o fazem podem demorar muito tempo para ter acesso ao seu conteúdo enviado.
Veja a seguir algumas dicas para conseguir sucesso utilizando o email marketing.
O Título De Seu Email É Sua Melhor Referência
O título de seu email é a primeira estratégia para atingir o cliente potencial, logo, é preciso garantir que ele seja atrativo e aguce a curiosidade de quem o receberá, entretanto, nada de criar títulos que nada tenham a ver com o conteúdo real enviado.
Você pode – e deve – utilizar as palavras-chave de sua publicidade, isso pode garantir um titulo que lhe forneça criatividade e desperte no cliente interesse pelo conteúdo.
Qualidade Supera Quantidade
Quando falamos de publicidade, marketing, falamos do contato com nosso cliente, e é esse contato que pode ser o fator crucial para o sucesso de seu business. Por isso, vale aqui a regra que dita: “Qualidade é mais importante que quantidade”.
Tenha certeza que atingir um cliente potencial é extremamente mais importante que atingir um grande número de pessoas que não tenham interesse em sua marca ou produto.
Um dos grandes problemas enfrentados por quem utiliza o email marketing é o que chamamos de falta de higienização de mailing, ou seja, manter uma lista de contatos inválidos, o que impedirá que seu conteúdo chegue em quem realmente importa.
Menos É Mais
Ainda no que tange qualidade, devemos ressaltar que envio de emails diários pode muitas vezes ser o “tiro pela culatra” que sua marca não precisa. Aqui aplicaremos o conceito do “menos é mais”.
A não ser que sua marca esteja trabalhando em alguma campanha que exija interação efetiva do público alvo e uma comunicação frequente, enviar muito conteúdo não será algo relevante para melhores resultados.
Email Marketing Não Serve Só Para Vender
Uma falsa impressão que alguns fazem do email marketing, é que ele deve ser usado apenas para quem atua no e-commerce realizando vendas online. Isso não é uma verdade.
O email marketing pode ser muito usual para envio de newsletter, onde você poderá repassar ao seu público alvo informações relevantes sobre o mercado em que sua marca atua, e inclusive para realizar pesquisas com clientes já fidelizados, e não permitir que sua marca caia no esquecimento.
Custo-Benefício
No que se refere a custo-beneficio, o email marketing assim como qualquer estratégia de negócio, pode sim apresentar riscos, portanto planejar bem sua utilização é a condição sine qua non (indispensável) para colher bons frutos de seu trabalho.
Dica De Ferramenta De Email Marketing
Uma ferramenta que indico, e que já utilizo há um ano para a geração de listas de email, captação de contatos, e envio de email marketing é a Aweber, que é uma das mais bem conceituadas do ramo.
A plataforma oferece a chance de obter um controle rigoroso sobre as mensagens enviadas. Você consegue saber quantas pessoas abriram aquele email, quantas clicaram no link enviado, dentre uma série de outras informações que a Aweber disponibiliza.
O diferencial deste software quando comparado a outros similares, é que justamente este sistema apresenta diversos recursos e capacidades interativas que não somente podem como devem ser exploradas ao máximo pelo empreendedor, para que consiga formatar suas listas de e-mails, e torná-las o mais otimizadas possível.
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Excelente artigo Bruna,
O E-mail Marketing é uma ferramenta que na minha opinião nunca ficará obsoleta, pois possibilita relacionar com os potenciais clientes e criar uma confiança cada vez maior.
É claro, precisa-se utilizar corretamente como foi ensinado nesse artigo. O que adianta um E-mail com mil técnicas se o título não é atrativo? Ou o que adianta um título mega atrativo mas um E-mail sem conteúdo?
É uma estratégia eficiente para divulgação? Sem dúvida. Mas é preciso usá-la corretamente.
Abraços!
Obrigada pelo comentário Danilo! Vejo que você está no caminho certo. Abraços, sucesso!