Planejamento é a palavra chave de hoje, aliás é a palavra chave para o sucesso de toda e qualquer ideia, empresa, produto, serviço, estudo e qualquer tipo de atividade em que o objetivo seja alcançar sucesso. Por que?
A resposta é simples e objetiva, planejar é saber o que fazer, como fazer e quais as alternativas a que podemos recorrer em caso de algo dar errado. Além disso, também serve como uma forma de compreender melhor o seu nicho, seu público, concorrentes e a sua empresa como um todo.
Todo planejamento começa com o caos, e todo caos pode ser a semente de um grande e próspero negócio. Isso porque aqui passamos a considerar o caos como a imagem dessa nova geração de empresas e pessoas conectadas com tudo e todos a todo momento.
O caos é uma estrela brilhante e cintilante que vai além de recursos, administração, cotas e verbas, mas também deve ser medido, controlado e direcionado. Assim vamos compreender o caos como a semente da motivação, é o que faz com que ocorra um tumulto criativo e positivo, os poucos equilibrando esse mesmo caos com a necessidade de inovar.
E são muitas as técnicas de planejamento, no entanto neste primeiro momento vamos trabalhar aquela famosa bagunça organizada. Vou utilizar do exemplo de uma loja de e-commerce, que aliás é um nicho que vem crescendo cada vez mais e com os mais variáveis e até improváveis produtos.
O que eu vou fazer e oferecer
Aqui nasce a ideia, é o intuito, o desejo e a paixão por algo que faz com que você tenha o desejo de vender esse produto. O planejamento aqui é desordem e caos, entrevistas, matérias sobre aquele mercado em que quer atuar, seus concorrentes, os pontos mais importantes para se montar aquele negócio, postitis coloridos espalhados pela casa toda, as anotações frequentes no celular e até aquela insônia inconveniente e nas horas mais erradas.
Perceba que nesse processo não há nada que seja errado ou absurdo, é hora de colocar para fora toda ideia e rascunhos e o que mais pareça usual para o que você deseja. Sem medo, vergonha dos postitis coloridos, as marcas de caneta nas mãos quando ainda de madrugada resolveu escrever sobre algo ou até mesmo das olheiras de panda que as pessoas com certeza vão reparar e você, deve nota-las como fruto do árduo projeto da sua vida!
Depois do caos generalizado vem a organização, o gerenciamento desse caos que pode ser feito em forma de painel, você vai separar aquilo que é relevante, o que não é e também o que ainda te deixa em dúvida. Daqui vai partir para quem eu vou ser.
Quem eu vou ser
O quem eu vou ser engloba um plano fantasioso e futurista, nada muito distante, mas também não muito palpável. São suas metas, objetivos e mede o grau do seu acreditar em prol desse projeto. Aqui seus pés vão ser colocados no chão, seus postitis no devido lugar, as anotações passam para um organograma e aparecem às contas, os desafios, os contras do que está fazendo e o que é necessário produzir para poder se diferenciar dos concorrentes.
Vamos seguir o exemplo do e-commerce para compreender melhor, quero montar um e-commerce de roupas, mas não é uma roupa qualquer, tenho desenhos especiais, trabalho com um traço próprio, entendo de pintura digital, tenho amigos que estão dispostos a investir e que também podem me ajudar com modelos diferenciados de roupas. Mas roupas em si parece muito generalizado, até porque o meu investimento inicial não pode ser muito grande.
Num primeiro momento o sonho é de uma grife, com a assinatura da minha marca, uma fábrica que possa produzir em massa, uma divulgação que se espalha como um viral e tudo isso com a intenção de criar o conceito de uma empresa que produz para atualidade e com o que há de melhor no mercado. São desenhos, os fornecedores, os preços vistos por cima, os nomes daqueles que podem participar do projeto, a ideia de um logo, de um nome, embalagem, as formas de entrega, plataforma de venda e tudo isso ainda naquele primeiro momento de caos generalizado.
Depois, no quem eu vou ser o nome já esta quase escolhido, a ideia do logo tem pelo menos as cores e a emoção que eu quero passar, de começo trabalhar uma linha de camisetas voltadas para um público jovem, digital e também aqueles adeptos a arte e ao estilo retrô, passar uma ideia de que não há conflito de gerações e sim a unificação delas. O investimento já é focado em camisetas, uma máquina de estampas, plataforma de vendas, separação por estilos e como conquistar uma fatia de mercado que já esta concentrada em concorrentes muito fortes. E aqui vamos para o próximo passo.
Escreva e monte um documento: Montar um documento é fundamental, pois é esse documento que você vai apresentar a futuros investidores, bem como sócios e até mesmo como um mídia kit. Nesse documento você vai colocar tanto a sua pesquisa e sua ideologia quanto a análise de prós e contras do seu negócio e dos seus concorrentes.
É um documento que carrega as normas, metodologia e o controle de como as coisas devem e vão funcionar. Esse é um documento que pode ser elaborado de diversas maneiras, num próximo post vamos mostrar um modelo de maneira que você possa preenche-lo de acordo com as suas necessidades.
Então agora e a hora de saber gerenciar o caos e transformá-lo em equilíbrio, não falamos de águas calmas e estáveis, mas de uma empresa e ideia de nascem do equilíbrio entre o caos e a organização necessária para manter tanto a inovação quanto a criatividade.